5

Há muitos anos, quando ainda não existia "a dengue" no Brasil, e muito menos "a cólera", aprendi na faculdade de medicina que as doenças "dengue" e "cólera" são substantivos masculinos: "o dengue se alastra", "o amor nos tempos do cólera". Que "grama", a unidade de peso, é do gênero masculino, aprendi no curso secundário. O meu Aurélio, 2ª edição, Editora Nova Fronteira, corrobora o que aprendi. Contudo, tenho que admitir que em 2016 a maioria dos Brasileiros, incluindo a mídia, usa as três palavras como se fossem do gênero feminino. A minha pergunta então é: é aceitável dizer "trezentas gramas de farinha", "a dengue atingiu 25000 pessoas neste verão", "parece que a cólera deu uma trégua...". Ou melhor, nos casos acima, o uso popular consagra como correto?

3
  • De acordo com os dicionários que consultei, dengue é substantivo feminino, e cólera pode ser feminino ou masculino, então não aparece que são casos de "uso popular".
    – Dan Getz
    Commented Feb 14, 2016 at 14:32
  • Oops, já achei um dicionário que diz que dengue é masculino. Interessante. O Priberam e o Michaelis dizem feminino, e o Infopedia masculino.
    – Dan Getz
    Commented Feb 14, 2016 at 14:34
  • @DanGetz Meu Aurélio é de 1994. É provável que os dicionários que tu consultaste já tenham aderido ao "uso popular".
    – Centaurus
    Commented Feb 14, 2016 at 17:49

1 Answer 1

5

Cólera

Sempre ouvi como feminino; o Priberam marca-o como feminino, o Aulete como dois géneros. Uma pesquisa no CETEMPúblico mostra esta palavra invarialmente usada como nome feminino. A gramática de Bechara dá uma explicação para o uso como masculino, que se deve a ser um nome composto formado irregularmente:

Os compostos são uma espécie de construção sintática abreviada, de modo que, se são constituídos por substantivos variáveis (biformes), o determinante (a 2.ª unidade) concorda com o gênero do determinado e é responsável pelo gênero do composto: a batata-rainha e não a batata-rei, a ponta-seca (instrumento de corte)

[...]

Contrariamente ao gênero da língua e por imitação inglesa, passou-se a usar de compostos em que o determinante, invariável, ocupa o primeiro lugar, e o determinado o segundo, ficando o gênero do composto regulado por este último elemento: a ferrovia, a aeromoça.

Segundo Martinz de Aguiar, por esta porta é que nos chegou o masculino de o cólera-morbo (morbo, latino, é masculino) e, na forma reduzida, o cólera, e não por influência francesa. A passagem ao hoje mais usual e aceito a cólera-morbo, a cólera, se deveu à analogia com o processo regular no português.

O vocabulário oficial marca quer cólera, quer cólera-morbo como feminino. Parece-me que é seguro dizer que a forma feminina foi a que vingou.

Dengue

Tenho ideia de ouvir dengue mais como nome masculino. O CETEMPúblico tem apenas uma entrada onde se pode discernir o género, e é masculino. Uma pesquisa no Google em jornais portugueses mostra que o uso oscila entre masculino e o feminino sem nenhum padrão à vista.

O Priberam e o Aulete marcam o nome como feminino, mas o vocabulário oficial marca-o como masculino.

Conclusão: as duas formas parecem coexistir. O que é curioso é nenhuma fonte que consultei marcar o nome como de dois géneros.

Grama

Este é um caso em que há fortes razões estruturais para usar o masculino. Ninguém diz uma kilograma, e uma miligrama parece ser também infrequente (~10-20x menos frequente a julgar pelo número de resultados no Google), portanto porquê uma grama?

O Priberam marca-o como masculino, mas o Aulete admite os dois géneros. O vocabulário oficial lista lemas para os dois casos, o que é de esperar dado que grama também existe como nome feminino. Parece-me que, no mínimo por uma questão de consistência, a forma masculina é recomendável. Além disso, falantes cultos (pelo menos em Portugal) usam preferencialmente o masculino -- o CETEMPúblico só tem ocorrências no masculino.

8
  • Desculpe a minha ignorância, mas o que é o CETEMPúblico?
    – Centaurus
    Commented Feb 14, 2016 at 23:40
  • Presumo que "a cólera" da tua resposta refere-se à infecção causada pelo Vibrio cholerae.
    – Centaurus
    Commented Feb 14, 2016 at 23:45
  • Aqui no Brasil, quando surgiu a primeira grande epidemia de dengue na década de 90 do século passado, os meios de comunicação diziam "a dengue". Os médicos tentavam corrigir: "está errado, é masculino, é o dengue". Mas o povo nunca tinha ouvido falar na doença anteriormente e passou a usar o gênero usado pela televisão: a dengue. E assim ficou. Hoje em dia eu mesmo falo "a dengue" para não soar pedante, pois 99% dos brasileiros assim falam.
    – Centaurus
    Commented Feb 14, 2016 at 23:50
  • @Centaurus É um corpus de artigos dos anos 80/90 de um jornal de referência português. Adicionei um link. Em relação a cólera, refiro-me à doença, sim.
    – Artefacto
    Commented Feb 15, 2016 at 0:50
  • Em tempo, muita gente fala "uma miligrama" por aqui. Principalmente quando se trata de medicamentos. "Doutor, o senhor pode me dar uma receita de Rivotril de uma miligrama?" Ouve-se muito. Já uma quilograma eu nunca ouvi, porque quase ninguém usa essa palavra. no dia-a-dia. Na feira, no mercado, e no açougue, todos dizem "um quilo".
    – Centaurus
    Commented Feb 15, 2016 at 1:09

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.