6

Participei de um concurso e caiu a seguinte questão:

QUESTÃO 05 - Marque a opção em que TODAS as palavras estão separadas CORRETAMENTE:

A) Flu-i-dez, no-da, ca-pa-ci-da-de, a-li-men-to;

B) Frui-ção, tra-pa-ça, au-ment-o, sal-se-i-ro;

C) Flui-dez, fru-i-ção, sal-sei-ro, ca-paz;

D)Sal-sei-ro, fun-cio-nar, flu-i-dez, tra-pa-ça.

Marquei a letra "A", mas o gabarito preliminar diz que é a "C". Várias pessoas entraram com recursos, no entanto, a banca manteve a letra "C".

Analisamos a separação silábica de fluidez, aqui. Chegamos à conclusão que a separação melhor é flu-i-dez, neste caso, considerando que as outras palavras da opção "A" também estão com separação silábica corretas, a letra "A" pode ser a resposta a mais adequada. Entretanto, parece existir mais de uma opção correta, como a letra D, ou mesmo a letra C se considerarmos que fluidez pode também ser separada com ditongo ao invés de hiato flui-dez.

Existe apenas uma resposta correta nessa questão? Quais? Porquê?

5
  • Não entendo como esta pergunta é diferente da outra. Acho que a pergunta original, "qual é correta?", já inclui "existe uma ou mais do que uma que é correta?".
    – Dan Getz
    Commented Jan 19, 2016 at 17:35
  • 1
    @DanGetz Creio que o Denis se refere à pergunta dentro da pergunta: se só uma das respostas entre as A, B, C, D está correta, ou se mais do que uma está. A questão aqui está também no funcionar. fun.cio.nar ou fun.ci.o.nar?
    – Jacinto
    Commented Jan 19, 2016 at 17:42
  • Acho que entendo agora...então está a perguntar se há outra explicação, para além de uma possível preferência para flui-dez da parte do escritor da pergunta?
    – Dan Getz
    Commented Jan 19, 2016 at 18:12
  • Preferência por flui.dez e fru.i.ção explicam a preferência do autor da pergunta. Mas os dicionário no seu conjunto admitem divisões alternativas para fluides, fruição e funcionar que justificam as respostas A e D também.
    – Jacinto
    Commented Jan 19, 2016 at 18:31
  • @DanGetz, é como o Jacinto comentou. Refiro-me à pergunta dentro da pergunta. A minha dúvida inicialmente, quando fiz a pergunta sobre "flui-dez ou flu-i-dez", era somente sobre essa palavra, agora envolve outras também. Commented Jan 19, 2016 at 19:22

2 Answers 2

1

As palavras que estão aqui em dúvida são apenas fluidez, fruição e funcionar. Salseiro é evidentemente sal.sei.ro. O problema agora é que os dicionários dão respostas diferentes.

De acordo com o Priberam e o Portal da Língua Portuguesa (baseado em Portugal) a alínea correta é a A porque a divisão silábica correta é:

flu.i.dez, fru.i.ção e fun.ci.o.nar

Mas de acordo com o Michaelis a resposta correta é a C porque a divisão siábica é:

Flui.dez, fru.i.ção e fun.cio.nar

Finalmente de acordo com o Aulete as respostas A, C e D estão corretas. O Aulete admite várias possibilidades para a divisão silábica destas três palavras, razoavelmente, dada as divergências dos dicionários anteriores. Os dois pontos marcam uma divisão opcional:

flu:i.dez, fru:i.ção e fun.ci:o.nar

Ou seja, o Aulete admite

flui.dez e flu.i.dez; frui.ção e fru.i.ção; fun.cio.nar e fun.ci.o.nar

3

Qualquer dúvida que haja sobre a legitimidade da separação silábica de fluidez em flu-i-dez tem de ultrapassar o facto de que esta separação é precisamente dada como exemplo no acordo ortográfico de 1990 (base XX, 4.):

As vogais consecutivas que não pertencem a ditongos decrescentes (as que pertencem a ditongos deste tipo nunca se separam: ai-roso, cadei-ra, insti-tui, ora-ção, sacris-tães, traves-sões) podem, se a primeira delas não é u precedido de g ou q, e mesmo que sejam iguais, separar-se na escrita: ala-úde, áre-as, ca-apeba, co-ordenar, do-er, flu-idez, perdo- as, vo-os. O mesmo se aplica aos casos de contiguidade de ditongos, iguais ou diferentes, ou de ditongos e vogais: cai-ais, caí-eis, ensai-os, flu-iu.

A resposta correta é portanto A.

Isto aplica-se para efeitos de translineação, entenda-se; a pronúnicia das palavras não é regida por nenhum documento legal. Em Lisboa, funcionar tem 3 sílabas, noutras zonas do país tem 4, por exemplo. Ainda assim, segundo o texto citado, uma separação em funci-onar é legítima independentemente de quem a escreva porque se trata de um ditongo crescente.

1
  • O Michaelis indica fun.cio.nar. Isto não indica que eles consideram o io como ditongo decrescente?
    – Jacinto
    Commented Jan 19, 2016 at 20:54

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.