1

Deparei-me com uma frase escrita em um e-mail (grifo meu):

Isso presume que, para as notas de entrada, termos que contar com o time fiscal para a cobertura dos itens.

Isso soou-me errado. Imagino que o correto seria teríamos ou teremos, porém a pessoa que escreveu a frase jura, de pé junto, que está correta e que "simplesmente existem formas diferentes de escrever".

Existe, mesmo, a possibilidade do uso de termos nesse caso?

3
  • Será que a resposta está aqui? portuguese.stackexchange.com/questions/5598/…
    – Dan Getz
    Commented May 7 at 2:47
  • Sem me amparar em fontes - e, portanto, como comentário, não resposta - eu diria que está errado, que o "termos" até pode ser usado, mas então, sem o "que" antecedendo.
    – stafusa
    Commented May 7 at 5:00
  • Não há nenhuma razão de usar o futuro do subjuntivo. Acho que sim, tá errado.
    – Lambie
    Commented May 7 at 13:18

1 Answer 1

0

Está errada a frase. Primeiramente o verbo "ter" de obrigação pela norma culta requer a preposição "de", não a conjunção "que", tal qual o verbo "haver" de obrigação.

Como mencionado por um comentário, o uso da forma "termos", requereria a elisão do "que" após "presume", mas aí "termos" seria não futuro subjuntivo mas indicativo pessoal.

Com a inclusão do "que", as formas "tenhamos de", "teremos de", e "teríamos de" são todas possíveis de acordo com o significado pretenso.

Isso presume, para as notas de entrada, termos de contar com o time fiscal para a cobertura dos itens.

A distinção entre "tenhamos de" e "teremos de" é explicada nesta resposta, mas ambos seguem a fórmula de que X presume que L será o caso; pela semântica do verbo "presumir", L é uma premissa de X.

"Teríamos de" ade mais valor hipotético, na fórmula de que X presume que L seria o caso (dada uma condição adicional V). Exemplos:

A previsão do tempo presume que uma frente fria não virá.

A minha aposta presume que mais nenhum jogador seja expulso.

O orçamento presume que não teríamos um desconto (condição V: se mais pessoas vierem).

Em suma, a frase seria "Isso presume que, para as notas de entrada, tenhamos de" ou "Isso presume que, para as notas de entrada, teremos de", dependendo da semântica preferida.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.