1

Em um dos livros do Eça de Queiroz, eu li uma palavra que significa: deixar uma superfície como mármore. A palavra é bem diferente de marmorizar ou algo parecido. Alguém saberia dizer qual é?

3
  • Pode ser alvejar?
    – Lambie
    Commented Apr 26 at 17:33
  • 1
    "Igual a mármore" em que sentido? Apenas polida, lisa (então, além de "polir" e "alisar", "lustrar", "esmerilhar", "espelhar", "brunir", "aplainar", etc. seriam opções), ou com a aparência típica de mármore, com seus veios e grãos? E você tem certeza de ter entendido seu significado corretamente mesmo sem a palavra ser similar a "mármore"?
    – stafusa
    Commented Apr 26 at 19:24
  • 1
    Acho que é um efeito que fazes com tinta e argamassa, que faz parecer mármore na aparência. Eu lembro que na época eu pesquisei a palavra e tinha esse sentido e cheguei a ver alguns tutoriais no YouTube. Se me lembro bem, o Eça estava se referindo a alguma coluna com esse efeito.
    – m26a
    Commented Apr 28 at 2:44

2 Answers 2

2

Se não é símile a marmorizar, imagino que não seja marmorear também.

Sinonimos.com registra somente "marmorear" como sinônimo.

A palavra 'porfiro' pode se referir a mármore. Portanto é possível que a palavra usada tenha sido 'porfirizar'. A maioria dos dicionários não registra essa acepção no verbete de 'porfirizar', mas Michaelis sim: "1 GEOL Tornar semelhante a pórfiro."

Outro nome para (um tipo de) mármore é 'alabanda', portanto talvez um vocábulo como 'alabandar' ou 'alabandizar' tenha sido usado.

A palavra 'laje' designa pedras lisas usadas para cobrir superfícies, uma dessas pedras usadas é o mármore. É possível então que a palavra seja 'lajear'.

Palavras relacionadas são: acrólito, ágata (agatificar?), estuque (estucar?), busano, retábula, brecha, brocatélo, tisito.

Ademais, não há outros verbetes no Dicionário Aulete que mencionem a palavra 'mármore'.

0

Acho que encontrei a palavra: escaiola.

De acordo com o infopedia.pt:

nome feminino

revestimento de paredes, feito de gesso e cola, que imita o mármore; estuque

2
  • 1
    Acho que a definição do Aulete é melhor: s. f. || preparação de gesso e cola, que serve para cobrir estátuas, colunas, etc., ou (aplicado nas paredes) para fingir pedra. A parte de imitação do mármore é outra coisa, na verdade.
    – Lambie
    Commented Apr 28 at 15:51
  • 2
    guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5167
    – Lambie
    Commented Apr 28 at 15:56

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.