2

Por que a palavra "da" não leva acento? É uma oxítona terminada em "a" e leva acento em certas situações, como: "Me dá o copo!"

Em outras situações, ela não leva acento, como: "Ela é da praia."

Qual a razão por trás disso? Eu imagino que seja porque a palavra é uma abreviação da palavra daquele/daquela mas talvez seja só uma exceção da língua portuguesa...

0

2 Answers 2

1

Da é a contração de "de" com "a", tal qual italiano possui a contração "della" (di+la), uma contração diferente de daquela (de+aquela).

A questão da acentuação em monossílabas é justificada, em fontes digitais, pela tonicidade ou atonicidade da palavra. Os monossílabos tônicos (dó, nó, dá, pó, lá, é, sé, pô, quê, nós) levam acentos, os átonos não (do, no, da, e, se, que, nos), como se registra aqui.

A distinção no caso do 'e' e 'o' é clara, o acento agudo marca uma vogal aberta, o circunflexo uma fechada, e verifica-se que, nos sem acento, a vogal se altera na maioria dos dialetos, no caso do 'e' para 'i' ('de' se pronuncia 'di'), do 'o' para 'u' ('do' se pronuncia 'du').

No caso do 'a' a distinção já não é clara pois não há 'a' tradicionalmente fechado, só aberto (vide: nota nos comentários). Por isso, sugiro que nesse caso somente se memorizem os casos, que não são muitos, pois não há tantas monossílabas terminadas em 'a'. De qualquer modo, a sugestão pra memória que faço é que 'da' não se acentua pois o próprio artigo 'a' não leva acento.

4
  • 1
    Estranho esse voto negativo. A quem votou: lembre-se de, quando possível, deixar um comentário com sugestões construtivas de melhora.
    – stafusa
    Commented Jun 9 at 15:18
  • Uma nota: o 'a' tradicionalmente é só aberto, mas em português tecnicamente há o 'a' fechado, por exemplo na palavra amanhã /amɐˈɲɐ̃/, somente o primeiro 'a' é aberto.
    – Quaestoria
    Commented Jun 12 at 18:34
  • Verdade, talvez fosse o caso de adicionar que se fala de monossilábicos, caso contrário há um monte de contraexemplos, especialmente nasais (ama, cano, etc.).
    – stafusa
    Commented Jun 13 at 5:51
  • 1
    @stafusa Fi-lo. Todavia, em casos específicos, há o 'a' fechado em monossílabos: interjeição 'dã', empréstimo 'fã', adjetivo feminino 'sã', os homónimos 'cã', nome 'rã'.
    – Quaestoria
    Commented Jun 13 at 16:16
-1

dá vem do verbo dar

eu dou
tu dás
ele/ela dá
nós damos
vós dais
eles/elas dão

Veja mais sobre "Conjugação do verbo dar" em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/conjugacao-do-verbo-dar.htm

e dás levam acento para não se confundirem com os artigos definidos com a preposição de: de+a = da, da menina ou de + as, das meninas

de=preposição a ou as=artículo definido, quando junto=da ou das

Me o copo. Verbo Ela vem da praia. de + artigo definido a = da

Home Novo Acordo Ortográfico
Acento diferencial

O acento diferencial é usado em casos específicos para evitar ambiguidade na escrita. Ele ocorre em palavras que possuem a mesma grafia, mas significados diferentes.

O acento diferencial é o acento gráfico que diferencia pares de palavras com mesma grafia, mas significados diferentes. É usado em casos bem específicos, havendo alteração em seu uso com o Acordo Ortográfico, vigente no Brasil desde 2009.

Acento diferencial

Veja o artigo acima.

8
  • dá e dás levam acento para não se confundir Não acredito ser este o principal motivo pelo qual estas palavras sejam acentuadas. Se puder fundamentar sua afirmação, peço que o faça. Commented Jul 14 at 19:13
  • 1
    Acento diferencial O acento diferencial é usado em casos específicos para evitar ambiguidade na escrita. Ele ocorre em palavras que possuem a mesma grafia, mas significados diferentes. Você quer ir por esse caminho? Não adianta pôr a culpa em mim! mundoeducacao.uol.com.br/acordo-ortografico/… O nome têcnico é acento diferencial. Você deveria tira o voto negativo.
    – Lambie
    Commented Jul 15 at 15:34
  • Agora tenho dois votos positivos. Credo. Que batalha.
    – Lambie
    Commented Jul 15 at 15:49
  • 1
    Não precisa surtar. Isso poderia estar na sua resposta desde o início. Commented Jul 15 at 15:50
  • @GuiImamura É mas não estava e portanto eu tinha razão. A outra resposta não tem nenhuma referência e recebeu um voto positivo! Eu comparto o que sei e nem sempre dou uma referência.
    – Lambie
    Commented Jul 15 at 15:54

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.