6

Normalmente, a mesóclise é feita removendo-se o sufixo do futuro ou futuro do pretérito e pondo o pronome entre o que sobrou do verbo e esse sufixo. No caso de verbos com futuros irregulares, como "fazer" ou "dizer", a irregularidade é mantida, o que leva a formas como "fá-lo-ei" e "di-lo-ia".

A página conjugação, no entanto, além das formas citadas acima, também lista construções a partir de versões regulares do futuro desses verbos no que eles chamam de "conjugação pronominal reflexa", levando a formas como "fazer-se-ia" e "dizer-me-ia". Quando li isso, tive a impressão de que essas formas não estavam de acordo com a norma padrão, mas não pude encontrar referências satisfatórias a respeito; o próprio Evanildo Bechara em sua gramática não explica em profundidade como é feita a mesóclise.

Existe alguma referência completa que permita rechaçar essa conjugação? Ou o que está escrito na página faz, de fato, sentido?

1
  • 2
    O meu word rejeita "eu fazer-me-ei" e "eu dizer-me-ei" e aceita "eu far-me-ei" e "eu dir-me-ei."
    – Jacinto
    Aug 27, 2015 at 21:13

2 Answers 2

6

Ciberúvidas diz que é far-me-ei e não fazer-me-ei. Do mesmo modo, dir-me-ei e trar-me-ei e não dizer-me-ei ou trazer-me-ei; e do mesmo modo para o condicional/futuro do pretérito. O Word instalado no meu computador também segue esta regra. E eu vou lançar o meu chapéu ao ringue, e dizer que foi a conjugação.com quem se enganou com o fazer-me-ei, dizer-me-ei, etc. (Atualização: A conjugação.com enganou-se mesmo, e já corrigiu o engano: já lá não nenhum desses fazer-me-ei, etc.; deixo o resto da resposta inalterada para memória.)

Conjugação.com prescreve a forma fazer-me-ei, etc. apenas para a conjugação pronominal reflexa e não para as restantes conjugações pronominais: eu fazer-me-ei, ele fazer-se-á, mas eu far-lhe-ei, ele far-me-á. Então de acordo com as regras de conjugação universalmente aceites, já que não há desacordo quanto às conjugações não reflexas, e as regras de colocação pronominal, teríamos o seguinte:

Eu farei um favor ao Pedro / Eu far-lhe-ei um favor / Eu sempre lhe farei um favor.

Mas se eu continuar a ser o autor do favor, e passar também a ser o seu beneficiário , de acordo com conjugação.com passaríamos a ter:

Eu farei um favor a mim mesmo / Eu fazer-me-ei um favor / Eu sempre me fazerei/farei (?) um favor.

Eu fazer-me-ei e eu sempre me fazerei/farei são ambas conjugações pronominais reflexas. Seria muito estranho que a forma do verbo se alterasse de fazer-me-ei para me farei só por se passar da mesóclise para a próclise, o que sugere me fazerei. Mas seria igualmente estranho que se passasse de me fazerei para farei (...) a mim só por passarmos do pronome me para a mim (fazer a mim não é conjugação pronominal), quando todas as frases significam exatamente o mesmo.

De acordo com o Ciberdúvidas não há nenhuma destas complicações:

Eu farei um favor a mim mesmo / Eu far-me-ei um favor / Eu sempre me farei um favor.

O meu palpite é que alguém no conjugação.com escreveu um algoritmo que funciona na maioria dos verbos e não reparou que não funcionava para fazer, dizer e trazer. Mandei-lhes um mail. Dir-vos-ei quando receber resposta. (Continuação da atualização: nunca me responderam.)

3
  • Obrigado pela referência. Concordo plenamente com o que disse; eu inclusive tinha já passado pela página do Ciberdúvidas antes. Seria legal se conseguíssimos encontrar uma referência em algum livro que cubra explicitamente esse caso... Aug 28, 2015 at 19:06
  • @Arthur Eu tenho esperança que me respondam do conjugação.com e que isso arrume a questão.
    – Jacinto
    Aug 29, 2015 at 16:05
  • 1
    @Arthur, a conjugação.com corrigiu o engano.
    – Jacinto
    Dec 21, 2020 at 19:14
0

E a eufonia não conta? Não é.mais estético dizer-se: " eu me farei a mim..." (aqui a redundância de estilo, usual entre os clássicos) pois, far-me-ei a mim mesmo a indagação do filósofo. Para melhor reflexão. O pronome reto deve atrair a próclise

1
  • Fernando, bem-vindo ao site. Eu não compreendi se tentaste responder à pergunta (não me parece, já que a pergunta não é sobre "me farei" versus "far-me-ei") ou se queres fazer uma pergunta adicional. Neste caso, deves abrir uma thread nova: clica em Ask Question (neste link ou no canto superior direito da página) e segue as instruções.
    – Jacinto
    Jan 24, 2021 at 18:23

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.