2

Tentei ler alguns trabalhos de linguistica que usam a palavra genolexical mas (como é habitual com trabalhos científicos) a definição do termo não é incluida em nenhum dos textos que tenho encontrado.

Se tentarmos ver no priberam a palavra também não é definida:

genolexical

adjectivo de dois géneros

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para [email protected])

A minha pergunta é: afinal o que é genolexical?

1 Answer 1

2

Proponho:

"Relativo à formação de palavras.", ou talvez:

"Relativo à criação/formação/geração/produção do léxico ou dos vocábulos do léxico."

É o que deduzo da aparente etimologia de "genolexical": geno- + léxico + -al, em que "léxico" é "vocabulário", "-al" adjetiva e "geno-" denota origem. Comparável com "lexicogênico".

E é também como entendo que é usado na introdução do artigo "Operações e paradigmas genolexicais do português" (1998). Filologia E Linguística Portuguesa, 2, 39-60. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i2p39-60, minha ênfase:

a formação de palavras apresenta-se como um domínio de acentuada complexidade, decorrente não apenas das variáveis com que opera mas também da capacidade gerativa por que se define, e que a designação de “sector/componente genolexical” sublinha.

Esses procedimentos necessariamente actuantes em cada sistema genolexical e muitos dos quais comuns a diversas línguas, são os processos de produção lexical.

as regras de formação [de palavras] são freqüentemente identificadas como paradigmas genolexicais.

1
  • Acho que o sentido do termo ficou esclarecido.
    – bad_coder
    Commented Apr 12 at 11:59

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.