3

"O trabalho é mais fácil quando a gente está preparado." Já ouvi frases assim muitas vezes, mas "a gente" é substantivo feminino. Então o predicativo do sujeito deveria concordar com o sujeito, não é? Então o gramatical seria dizer "quando a gente está preparada". Qual é o certo e por quê? Obrigado.

4
  • 1
    Claro, você tem razão em relação ao feminino. Essa pergunta vindo de alguém que fala português me surpreende um pouco. Só que falta o subjuntivo: quando a gente esteja ou estiver preparada. A menina está pronta para sair. A gente, preparado, não.
    – Lambie
    Commented Apr 1 at 18:17
  • Interessante, eu não sabia que há pessoas que usam o masculino com "a gente", mas vejo na Internet que estes erros (ou usos alternativos?) existem. Pensei que era igual a "a criança" e "uma pessoa".
    – Dan Getz
    Commented Apr 1 at 18:52
  • 2
    @DanGetz Não é "alternativo" e muito menos erro. :-D
    – stafusa
    Commented Apr 1 at 19:17
  • O Priberam diz isso: a gente • [Informal] Locução que corresponde semanticamente ao pronome pessoal nós, mas gramaticalmente a uma terceira pessoa do singular, e que designa o grupo em que se integra quem fala ou escreve (ex.: a gente vai chegar atrasada). Assim eu entendo o assunto. "gente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, dicionario.priberam.org/gente.
    – Lambie
    Commented Apr 4 at 16:17

1 Answer 1

4
Em poucas palavras

Usa-se:

• "a gente está preparado", quando equivalente a "eu/nós estou/estamos preparado(s)"; e
  • "a gente está preparada", quando equivalente a "eu/nós estou/estamos preparada(s)".
Explicação

O ponto é que "a gente" não é um substantivo, é um pronome. Conferir, por exemplo, Jessé Mourão (note contudo que a aplicabilidade do que ele afirma ao pt-PT é questionável):

Há atualmente uma concepção bem consensual de que a expressão a gente no português brasileiro e europeu, como nos exemplos 8a e 8b [a gente faz; a gente fazemos], sofreu um processo de gramaticalização e já é considerado um pronome pessoal de primeira pessoa do plural equivalente ao pronome nós, e não um sintagma nominal formado por determinante e substantivo.

O "a gente" tem dois significados básicos:

• nós / eu
  • pessoa genérica (como "one" em inglês, e.g., "One should be careful.")

Ou, como colocado pelo Houaiss:

a gente (1871)
1 a pessoa que fala; eu
2 a pessoa que fala em nome de si própria e de outro(s); nós ‹a g. resolveu ficar aqui mesmo
gramática
nos usos informais da língua, é comum ocorrer a expressão a gente substituindo o pronome nós; a concordância é na 3ª p.s., mas, por associação com o significado do pronome, muitas vezes ela se faz pela primeira pessoa do plural, o que não corresponde à norma padrão: A gente foi à festa ontem (uso comum, principalmente informal); *A gente fomos à festa ontem (uso não correspondente à norma padrão)

E, via de regra, a concordância é com o gênero daquele que fala/escreve:

• "A gente pode ser feio e ser bom. Isso é que importa." [2]
  • "A gente só é valorizada como mulher se formos mãe ou bonita, decorativa." [3]
  • "Quando a gente não é rico, acaba pensando nessas coisas. E, quando é preto, percebe logo que cada centavo é valioso, suado." [4]

Esse uso, inclusive, seria gramático desde pelo menos a primeira metade do século XX, Silveira Bueno (1938) [5]:

tal forma pronominal indefinida "exige a concordância com o gênero da pessoa que ela representa e não com o gênero dessa palavra". Assim, o homem haverá de dizer: "A gente ficou pasmado"; a mulher, porém, dirá: "A gente ficou pasmada".

Para os mais interessados, a pronominalização de "a gente" é descrita na tese [6] de Célia dos Santos Lopes, por exemplo (pg. 29, minha ênfase):

O contraste de gramaticalidade, nos exemplos abaixo, evidencia a mudança nos traços morfo-semânticos propostos para gente [+fem, φFEM] > a gente [φfem, αFEM]:
A) Toda a gente da minha aldeia ficou arrasada com as inundações.
B) *Toda a gente da minha aldeia ficou arrasado com as inundações.
C) A gente ficou arrasada com as inundações (eu + alguém/todo mundo, mas com referência exclusiva a mulheres).
D) A gente ficou arrasado com as inundações. (eu + alguém/todo mundo, referindo-se a um grupo misto e/ou a um grupo exclusivo de homens).

Por enquanto, pode-se dizer que a passagem da agramaticalidade de (B) para gramaticalidade de (D) deu-se pela perda da especificação do traço formal de gênero presente no substantivo e neutro nos pronomes pessoais “legítimos”:
[+fem] > [φfem]. Semanticamente a passagem do gênero neutro [φFEM] para o subespecificado [αFEM] também referenda a pronominalização da forma, na medida em que, como se viu, os pronomes pessoais “legítimos”, apesar de terem gênero formal zero, são subespecificados quanto ao gênero semântico.

Fontes

[1] Jessé Mourão (2023) "A concordância de número no português brasileiro: uma análise formal no quadro na gramática léxico-funcional", Fórum Linguístico v. 20 n. 3, DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e76146
[2] Jaime, citado em: Míria Helen Ferreira de Souza, dissertação de mestrado "Literatura e formação humana: Nas entrelinhas das obras infantis de Clarice Lispector" (2014) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, pg. 150. (pdf)
[3] Lola Aronovich, citada em matéria de Paula Guimarães, 2019, Portal Catarinas: https://catarinas.info/a-gente-so-e-valorizada-como-mulher-se-for-mae-ou-decorativa/ (acessado em abril de 2024).
[4] El País Brasil, 2019, "“Racismo acontece de uma forma não dita. Aí reside a sordidez”. A dor do preconceito em primeira pessoa", G.D. de Oliveira, E.B.S. Silva, K.W.R. da Silva, https://brasil.elpais.com/politica/2019-11-27/racismo-acontece-de-uma-forma-nao-dita-ai-reside-a-sordidez-a-dor-do-preconceito-em-primeira-pessoa.html (acessado em abril de 2024).
[5] Bueno, Francisco da Silveira. Português pelo Rádio. São Paulo: Saraiva & Cia., 1938, p. 76. via José Maria da Costa, "A gente - Briga? Ficou sozinho?" Gramatigalhas, setembro de 2021, https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/350949/a-gente--briga-ficou-sozinho (acessado em abril de 2024).
[6] Santos Lopes, Célia dos. "A inserção de “a gente” no quadro pronominal do português", Frankfurt a. M., Madrid: Vervuert Verlagsgesellschaft, 2003. https://doi.org/10.31819/9783865278494 (pdf)

8
  • 1
    Caro @stafusa, muito, muito grato pela aula! Commented Apr 2 at 11:36
  • Í could poke some holes in those arguments. For example: Assim, o homem haverá de dizer: "A gente ficou pasmado"; a mulher, porém, dirá: "A gente ficou pasmada". That assumes a gente is referring to we. A man could be referring to others, not to his own group...A gente que lá estava, for instance...
    – Lambie
    Commented Apr 2 at 15:00
  • 1
    Se perguntares a um falante do português europeu ele dir-te-ia que a concordância devia ser no plural "a gente estamos" o Jessé Mourão está errado quando fala pelos europeus.
    – bad_coder
    Commented Apr 2 at 17:55
  • 1
    Obrigado pelo aviso, @bad_coder, adicionei uma advertência à resposta.
    – stafusa
    Commented Apr 3 at 6:03
  • A gente fomos à festa ontem (uso não correspondente à norma padrão) Claro, fora do padrão além de soar muito mal. O Priberam explica claramente: a gente • [Informal] Locução que corresponde semanticamente ao pronome pessoal nós, mas gramaticalmente a uma terceira pessoa do singular, e que designa o grupo em que se integra quem fala ou escreve (ex.: a gente vai chegar atrasada). "gente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, dicionario.priberam.org/gente.
    – Lambie
    Commented Apr 4 at 16:19

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.