0

Já ouvi dizer que "gostoso" tem crase, mas evidentemente não tem acento (grave). Tem crase porque ocorre a elisão do /o/ de gosto com o sufixo /oso/. Estou procurando por uma referência que disserte sobre esse fato explicitamente (e com exemplos, se possível). Consegue indicar uma referência?

2
  • Quando digo "referência", estou procurando uma gramática publicada por uma editora como, por exemplo, a "Gramática Escolar" de Evanildo Bechara. Você consegue apontar uma? Commented Mar 29 at 17:42
  • O que é crase para você? //Contração ou fusão de sons vogais num só. "crase", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, dicionario.priberam.org/crase.
    – Lambie
    Commented Mar 29 at 19:25

1 Answer 1

1

Tem crase porque ocorre (...)

Na morfologia vai considerar-se que o nome gosto termina com o índice temático -o e o sufixo derivacional é -os(o/a). Portanto não é preciso recorrer a uma explicação fonética porque o sufixo escolhe radicais, neste caso gost- sem o índice temático. Fica portanto:

• radical+sufixo+índice temático
  • gost+os+o

Em obras de referência, um exemplo com um radical atemático e outro a terminar com o índice temático -e:

De modo diverso, o sufixo -os- junta-se a nomes e forma adjetivos (gas/gasoso; deleite/deleitoso)

• página 63 in Gramática Derivacional do Português, Alexandra Soares Rodrigues, Isabel Pereira, Graça Rio-Torto. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.

e no mesmo livro:

3.1.3.2 Adjetivos sufixados em -ent(o/a), -os(o/a) e -ud(o/a)

Outros sufixos encontram-se mais acantonados na expressão de posse (de algo ±alienável) de manifestação de uma propriedade, como -ent- (ciumento, lamacento, sum(ar)ento), -os- (brioso, espaçoso) e -ud- (raçudo, sisudo, sortudo)

(amoroso, ardiloso, ciumento, pesaroso, ternurento),

• páginas 252-253

e mais à frente:

3.3.9 Adjetivos sufixados em -os(o/a)

O sufixo -os(o/a) anexa-se ao radical das bases (queixar>queixoso) e forma adjetivos (humilhoso, imaginoso, necessitoso)

• página 279
2
  • Agora é minha vez de encontrar um exemplar da referência e verificar lá. Muito obrigado! Commented Mar 29 at 19:08
  • Crase é: Contração ou fusão de sons vogais num só. "crase", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, dicionario.priberam.org/crase. gostoso tem isso? Eu acho que não.
    – Lambie
    Commented Mar 29 at 19:26

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.