2

No período "Viver é lutar", como analisar sintaticamente os três verbos? Temos orações reduzidas ou verbos no infinitivo analisados como nomes? Nesse período, qual a oração principal?

1
  • Diego, francamente, eu não sei o que falar mais. Acho que justifiquei bastante a minha resposta a sua pergunta.
    – Lambie
    Mar 29 at 16:44

3 Answers 3

1

Uma oração apenas, com verbos no infinitivo analisados como substantivos. O sujeito é viver, e o verbo é o verbo ser.

Para que tivéssemos diversas "orações" neste período, precisaríamos ter conjunções unindo as orações (e não um verbo); neste caso, é bem claro que o que une viver a lutar é um verbo, o verbo ser (é). Além do mais, cada oração necessitaria de um sujeito (mesmo que sujeitos ocultos); no entanto, em Viver é lutar, não se menciona quem vive ou quem luta, mas é feita uma generalização, comparando o ato de viver com o de lutar.

1

O olhar era misterioso. Atendo-nos ao termo em destaque, infere-se tratar de um verbo, o qual indica uma ação. Nesse sentido, temos que esse termo, mantendo-se intacto (abstendo-se de acréscimos ou supressões), passou a ocupar outra classe gramatical, ou seja, de verbo passou a substantivo, tendo em vista um contexto específico.

[...]

• O vocábulo substantivado pode ocupar funções sintáticas distintas, como por exemplo, a de sujeito e de complemento. Perceba: O não já foi dito. (sujeito) / Preciso dizer um sim. (objeto direto) [Esse é diferente do exemplo na pergunta.] substantivação de vocábulo

"Viver é lutar" = palavra ou verbo substantivada seguido de um verbo de ligação (ser) seguido de um segundo verbo substantivado, que tambem poderia se dizer: complemento. viver e lutar não funcionam como verbos. Funcionam como substantivos.

Verbo “ser” O verbo “ser” é um verbo de ligação entre sujeito e predicativo. Dependendo da ênfase pretendida pelo enunciador, pode concordar tanto com o sujeito quanto com o predicativo. ser- verbo de ligação

Navegar é preciso; viver não é preciso (Fernando Pessoa)

1
  • Obrigada pelo voto positivo! :)
    – Lambie
    May 1 at 15:14
0

O sujeito é viver, o verbo é ser e o objeto é lutar.

Neste caso, ambos o sujeito e o objeto são verbos, então são interpretados como substantivos representando ações.

Assim, a frase está dizendo que se algo/alguém vive, este luta.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.