Tenho estado recentemente a trabalhar nalgumas traduções de interfaces de utilizador de programas de computador. Um das muitas ocorrências que me tem eludido frequentemente é uma boa tradução para o conceito de offset, e as palavras vizinhas complementares "inset" e outset.
Para contextualizar estamos a falar de softwares de edição gráfica e modelação 3D. Geralmente o termo offset refere-se a variados tipos de operações que criam formas geométricas paralelas a partir de um original, dado um determinado afastamento. Inset seria então criar uma forma paralela à original menor que esta, para o interior da mesma, enquanto o outset seria o equivalente para o seu exterior.
Imagens valem por mil palavras, eis alguns exemplos no software de ilustração gráfica vectorial Inkscape.
A operação equivalente no software de modelação 3D Blender.
Para clarificar, falaríamos de inset no caso a amarelo , em que a forma paralela fica para o interior da original (a azul e branco ), e outset a rosa , em que a forma paralelo fica para o exterior da original.
Procurava uma palavra que pudesse funcionar bem simultaneamente como substantivo e como verbo, e cujo verbo isolado (offset) parecesse minimamente elucidativo quando aparecesse isolado (numa listagem num menu por exemplo); mas nenhuma até agora nenhuma preencheu satisfatoriamente todos os requisitos. Já ponderei várias hipóteses, mas cada uma tem os seus senões.
Offset | Inset | Outset | Comentátio |
---|---|---|---|
Dilatação/Compressão | Contrair | Dilatar | Verbos funcionam bem, nenhum dos substantivos exprime bem as duas ideias. Houve quem mencionasse aludir a termos de partos |
Deslocamento | Comprimir | Expandir | Substantivo isolado parece vago. Verbos funcionam bem, mas poderão ser vagos |
Afastamento | Afastar para dentro | Afastar para fora | Substantivo funciona bem, mas fora de contexto pode não ser claro. Verbos prolixos |
Rebordo | Fazer rebordo interior | Fazer rebordo exterior | Substantivo funciona bem, não tem bom verbo equivalente ("rebordar"?) |
Moldura | Emoldurar para dentro | Emoldurar para fora | Pouco claro, não tem bom verbo equivalente, prolixo |
Margem | Criar margem interna | Criar margem externa | Podem confundir com margem das páginas, prolixo |
Paralelo | Paralelizar para interior | Paralelizar para exterior | Não tem bom verbo equivalente, prolixo |
Esgotei o meu vocabulário e não me ocorre mais nenhum sinónimo adequado para aparecer numa interface gráfica e que seja acessível a um utilizador comum. Alguém tem uma sugestão melhor? Existem no vocabulário português expressões mais adequadas para operações do género? Talvez na gíria da marcenaria ou carpintaria, mas o meu search-fu tem-me falhado.
Não havendo alternativas melhores, um compromisso aceitável seria uma opção combinada, por exemplo Rebordo, Comprimir, Expandir
Alternativamente, seria aceitável estrangeirismos neste contexto? Para mim parecem me termos familiares, mas já estou habituado a lidar com estas operações. Para um público alvo de uma tradução para Português da interface (que pode ou não saber Inglês) poderá não ser compreensível. O que acham?