Olá, estou com dificuldades para entender as expressões latinas "a priori" e "a posteriori", mesmo após consultar vários dicionários na internet. Se alguém puder me ajudar a esclarecer de forma mais simples, ficarei muito agradecido.
-
O Priberam diz assim: a priori a priori |à prióri| locução 1. Sem ter em conta os precedentes ou a experiência. 2. Por hipótese ou por dedução. //O que você não entende nessa definição?– LambieCommented Jan 25 at 14:06
-
O Michaelis também têm uma boa definição.– LambieCommented Jan 25 at 17:55
-
Você poderia fornecer alguns exemplos dessas duas expressões? Acredito que isso me ajudaria a compreender melhor.– Maikon AlvesCommented Jan 25 at 18:38
2 Answers
No Dicionário Priberam
a priori
locução
Sem ter em conta os precedentes ou a experiência.
Por hipótese ou por dedução.
Exemplos inventados por mim.
A priori, não tenho nada contra contratar esse moço para o serviço.
A priori, esse candidato parece mas inteligente que o outro.
A priori, os estudos neste campo foram encaminados diretamente ao ministério.
A priori, acho que o criminoso saiu pelo jardim e pulou o muro.
Oxalá esclareça os dois sentidos.
a posteriori
locução
Pelas razões que vêm depois; pelas conseqüências do efeito à causa.
Tendo em conta os precedentes ou a experiência (ex.: método a posteriori).
Meus exemplos:
O plano económico se organizou com muita rapidez e a posteriori [pelas conseqüências do efeito à causa]
Além disso, ela delineia o perfil anual da revista e buscam no espaço do editorial organizar a posteriori seus textos, especialmente em relação a três das quatro categorias citadas anteriormente: linha de pesquisa, abordagem metodológica e país de origem dos autores. [ou seja: depois de seram escritos e não antes]
A Educação Superior em tempos de pandemia: entre docentes e estudantesO processo experimental da metodologia da engenharia didática é constituído por quatro fases: análises prévias; concepção e análise a priori [sem levar em conta os precedentes]; experimentação, análise a posteriori [dos efeitos à causa] e validação.
engenharia didática
dicionario.priberam.org/a%20priori.
[Vou revisar mas tarde. Preciso sair de casa 1/25/2024]
A resposta de Lambie já dá definições e exemplos. Eu sumarizaria os significados dessas expressões da seguinte forma:
- a priori é seu ponto de partida, numa análise ou discussão, por exemplo;
- a posteriori é o que se pode concluir depois do acontecido.
Por exemplo: A priori, uma confissão é uma forte evidência de culpa num caso criminal, mas se as diligências revelam que o suspeito havia sido coagido a confessar, então, a posteriori, esta confissão pode ser desconsiderada pelo juiz encarregado do processo.