2

Olá, estou com dificuldades para entender as expressões latinas "a priori" e "a posteriori", mesmo após consultar vários dicionários na internet. Se alguém puder me ajudar a esclarecer de forma mais simples, ficarei muito agradecido.

3
  • O Priberam diz assim: a priori a priori |à prióri| locução 1. Sem ter em conta os precedentes ou a experiência. 2. Por hipótese ou por dedução. //O que você não entende nessa definição?
    – Lambie
    Commented Jan 25 at 14:06
  • O Michaelis também têm uma boa definição.
    – Lambie
    Commented Jan 25 at 17:55
  • Você poderia fornecer alguns exemplos dessas duas expressões? Acredito que isso me ajudaria a compreender melhor. Commented Jan 25 at 18:38

2 Answers 2

2

No Dicionário Priberam

a priori

locução

1. Sem ter em conta os precedentes ou a experiência.

2. Por hipótese ou por dedução.

Exemplos inventados por mim.

1. A priori, não tenho nada contra contratar esse moço para o serviço.

2. A priori, esse candidato parece mas inteligente que o outro.

3. A priori, os estudos neste campo foram encaminados diretamente ao ministério.

4. A priori, acho que o criminoso saiu pelo jardim e pulou o muro.

Oxalá esclareça os dois sentidos.

a posteriori

locução

1. Pelas razões que vêm depois; pelas conseqüências do efeito à causa.

2. Tendo em conta os precedentes ou a experiência (ex.: método a posteriori).

Meus exemplos:

1. O plano económico se organizou com muita rapidez e a posteriori [pelas conseqüências do efeito à causa]

2. Além disso, ela delineia o perfil anual da revista e buscam no espaço do editorial organizar a posteriori seus textos, especialmente em relação a três das quatro categorias citadas anteriormente: linha de pesquisa, abordagem metodológica e país de origem dos autores. [ou seja: depois de seram escritos e não antes]
    A Educação Superior em tempos de pandemia: entre docentes e estudantes

3. O processo experimental da metodologia da engenharia didática é constituído por quatro fases: análises prévias; concepção e análise a priori [sem levar em conta os precedentes]; experimentação, análise a posteriori [dos efeitos à causa] e validação.
    engenharia didática

dicionario.priberam.org/a%20priori.

[Vou revisar mas tarde. Preciso sair de casa 1/25/2024]

0

A resposta de Lambie já dá definições e exemplos. Eu sumarizaria os significados dessas expressões da seguinte forma:

• a priori é seu ponto de partida, numa análise ou discussão, por exemplo;
  • a posteriori é o que se pode concluir depois do acontecido.

Por exemplo: A priori, uma confissão é uma forte evidência de culpa num caso criminal, mas se as diligências revelam que o suspeito havia sido coagido a confessar, então, a posteriori, esta confissão pode ser desconsiderada pelo juiz encarregado do processo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.