2

Navegando pelo English Language Learners, site irmão deste aqui na StackExchange, porém voltado ao aprendizado da língua inglesa, cheguei a esta pergunta, interessantísima.

Nela é questionado qual o nome dos pequenos pedaços de madeira que saem de um lápis ao ser apontado, conforme pode ser visto na imagem abaixo:

enter image description here

Um comentário argumenta que a resposta poderia ser obtida facilmente ao consultar um dicionário bilíngüe ou tradutor online ao pesquisar pelo nome no idioma original do perguntante. Neste momento me dei conta que, em décadas falando nativamente o Português (e uma parte desse tempo também apontando lápis), eu não sei como se chamam estes pequenos pedaços de madeira que saem de um lápis ao ser apontado.

5
  • 1
    em com reservatório para lascas [shavings] e também fecha por completo, não deixando sujeira cair onde você for deixar ele guardado. maarinices.com.br/produtos/apontador-de-lapis Acho que lasquinhas seria melhor, né
    – Lambie
    Commented Dec 4, 2023 at 16:09
  • 3
    Acho que Lambie está mais correto para o uso comum, pois, é o que ouço e digo. Porém, encontrei apara, que é são as sobras de uma aparação. A palavra sobra e sinônimos também funcionam.
    – Schilive
    Commented Dec 4, 2023 at 16:39
  • 1
    @Schilive Apara me pareceu um termo natural, de fácil entendimento. Quer transformar seu comentário em uma resposta para que eu possa aceitá-la?
    – gmauch
    Commented Dec 5, 2023 at 11:36
  • 1
    @Lambie Lasca me dá a impressão de um pedaço maior. Uma "lasca de madeira" seria, no meu entendimento (Sul do BR) um pedaço maior de madeira, como um que é usado para acender uma fogueira.
    – gmauch
    Commented Dec 5, 2023 at 11:38
  • 1
    Foi por isso que disse lasquinhas. Lascas pequenas.
    – Lambie
    Commented Dec 5, 2023 at 15:40

1 Answer 1

5

Usamos apara em português europeu (1), também atestado no Dicionário Michaelis (2).

1
  • "Apara" também faz sentido para brasileiros, embora eu não tenha certeza de qual é a palavra mais comum para isso. Commented Jan 4 at 21:43

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.