4

Contexto da dúvida: Peguei uma lista de exercícios sobre análise sintática online para estudar, pois vou prestar vestibular muito em breve, e essa oração em particular me deixou um tanto confusa, principalmente porque só consegui achar explicações - divergentes entre si - de casos similares

Dúvida: Na oração "Amanheceu um dia muito agradável" esse verbo é intransitivo, sendo então o sujeito da oração "um dia muito agradável", ou o sujeito é inexistente como normalmente se assume em casos de fenômenos naturais, e nesse caso o verbo deve ser transitivo direto e com "um dia muito agradável" como complemento verbal, como diz o gabarito da lista?

Já não sei mais o que pensar...

1
  • 1
    amanhecer é intransitivo OU copulativo (tipo parecer, ser ou estar). Por exemplo, Ele amanheceu no sofá. Não acho que possa ser transitivo.
    – Lambie
    Commented Oct 17, 2023 at 15:53

1 Answer 1

1

O comentário de @Lambie está correto e dá uma dica boa para responder à sua pergunta: o verbo amanhecer somente pode ser intransitivo ou de ligação (também chamado às vezes de copulativo ou predicativo).

Para ser franco, fiquei em dúvida, no seu exemplo, se o sujeito da oração seria "um dia muito agradável" , ou se seria um sujeito oculto com um predicato sendo ligado por verbo de ligação; no entanto, segundo definições dos dicionários Priberam e Infopédia, amanhecer define-se como verbo de ligação quando tem o seguinte significado

Estar em determinado lugar ou situação pela manhã

Em seu exemplo, "Amanheceu um dia muito agradável", claramente não há "alguém" que "amanheceu um dia agradável", e "um dia" (modificado por adjetivo) não é um lugar nem uma situação; portanto:

RESPOSTA CURTA: "um dia" (modificado por adjetivo) é o sujeito da oração, e "amanhecer" é um verbo intransitivo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.