1

Tenho estudado gramática dissecando grupos oracionais até obter uma análise sintática completa de cada oração presente neles, gostaria que alguém pudesse me elucidar em um ponto específico acerca desse grupo complexo a seguir:

enter image description here

Sendo as palavras em preto conjunções ou locuções conjuntivas (como no caso principal); as em verde sendo predicativos; marrom, advérbio; azul, verbo ou locução verbal (oração subordinada 2); roxo, complemento verbal de algum tipo; vermelho, sujeito.

Nesse caso está certa minha análise das três orações? E caso esteja posso afirmar que o sujeitos das orações subordinadas são ocultos? Pois sabemos que são “ela”, mas não estão dentro da oração, ou seja, são ocultos, certo?

Fico grata se puderem me ajudar.

3

1 Answer 1

1

Não consegui entender o modo como você dividiu e analisou esse período. O que você chamou de "oração principal", na verdade é o período inteiro. E o que você chamou de "oração subordinada 1" se sobrepõe ao que chamou de "oração subordinada 2".

Parece-me que a análise desse período ficaria mais clara se entendermos que o "é" está aí como um verbo vicário, isto é, substituindo o verbo anterior, a saber, "não atendeu". Trata-se, na verdade, da oração principal.

Deste modo, a frase "Se ela não atendeu o telefone, é porque não quer saber da gente" equivale a: "Se ela não atendeu o telefone, não atendeu porque não quer saber da gente."

Assim, a oração principal é, na verdade, apenas o "é", que faz as vezes de "não atendeu".

A análise seria esta:

Oração subordinada 1 (condicional): "Se ela não atendeu o telefone,"

Oração principal: "é" = "[ela] não atendeu [o telefone]"

Oração subordinada 2 (causal): "porque não quer saber da gente".

Desse modo, há um sujeito determinado simples na oração subordinada 1. Na oração subordinada 2, o sujeito é oculto, elíptico ou desinencial, estando bastante claro que é "ela" quem não quer saber da gente.

Note-se que esse uso vicário do verbo "ser" mantém sempre o verbo na terceira pessoa do singular, independente do sujeito que ele esteja substituindo.

4
  • entendi sua resposta, mas vc esta totalmente seguro que é isso? Pergunto por conta da certa relatividade das regras gramaticais e devido ao fato de estar estudando para vestibular
    – ArielK
    Commented Oct 17, 2023 at 14:28
  • Sim, estou seguro. Pesquise por "verbos vicários" e a explicação ficará mais clara.
    – Gabriel_DL
    Commented Oct 17, 2023 at 20:29
  • muito obg pela ajuda!
    – ArielK
    Commented Oct 18, 2023 at 16:25
  • de nada! não se esqueça de marcar a questão como resolvida! :-)
    – Gabriel_DL
    Commented Oct 19, 2023 at 17:29

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.