0

Em matemática, existe o conceito de curva de nível com plural curvas de nível.

• As curvas de nível descrevem objetos geométricos.
  • O nível é especificado por um valor numérico.

Exemplo: Se para o nível 7 a curva de nível descreve uma reta, dizemos

1. A curva de nível 7 é uma reta.

Suponha que, para o nível 8, a curva também seja uma reta. Então, vamos dizer

1. A curva de nível 8 é uma reta.

Se eu quiser expressar as informações das frases 1 e 2 numa única frase, qual das opções abaixo é a correta?

1. As curvas de nível 7 e 8 são retas.
  2. As curvas de níveis 7 e 8 são retas.

Ou seja: "nível" deve ficar no singular pra concordar com o plural "curvas de nível" ou deve ficar no plural pra concordar com "7 e 8"?

4
  • portuguese.stackexchange.com/questions/5933/…
    – Lambie
    Commented Sep 19, 2023 at 13:27
  • @Lambie No caso da minha pergunta, a parte que funciona como adjetivo não incluiria dois adjetivos (nível 7 e nível 8)? Assim, não deveria ficar níveis 7 e 8? Será que nessa construção a palavra deixa de ser entendida como substantivo composto?
    – Pedro
    Commented Sep 19, 2023 at 15:47
  • Não. As curvas tem um nível. O nível chamada 7 ou 8,, por exemplo. A 3) está certa na minha opinião.
    – Lambie
    Commented Sep 19, 2023 at 15:51
  • Note também: portuguese.stackexchange.com/q/3550/2764 (Plural de substantivos compostos: e.g. por que “cavalos-vapor” mas “decretos-leis”?) e também portuguese.stackexchange.com/q/9320/2764 (Qual é o plural de "função potência"?). Desta última posso repetir: "Apenas o primeiro elemento vai para o plural [...] [quando] o segundo elemento limita o sentido do primeiro", assim como geralmente se diz "duas cadeiras de madeira" e não "duas cadeiras de madeiras".
    – stafusa
    Commented Sep 20, 2023 at 19:46

0