1

Em seu poema "Consoada", conhecido por muitos como "A Indesejada das Gentes", Manuel Bandeira usa o substantivo no plural, como se fosse contável.

Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
— Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.

Manuel Bandeira - BANDEIRA, M., Libertinagem, 1930

Com a "indesejada das gentes" o autor refere-se, aparentemente, à morte. Neste caso "as gentes" parece ser o plural de "a gente", uma outra forma de referir-se ao povo, às pessoas coletivamente. Teria um outro significado diferente deste? É linguagem antiga que não se usa mais? Ou trata-se apenas de licença poética?

1
  • You never seem to like my answers. And others say nothing either. Go figure...
    – Lambie
    Commented Sep 5, 2023 at 16:43

1 Answer 1

3

Priberam: gentes

nome feminino plural 10. Povos, nações (ex.: o direito das gentes é o direito internacional).

"gente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, gentes

Priberam gente:

gente ( gen·te )

nome feminino

1. Conjunto indeterminado de pessoas.

2. Conjunto dos habitantes de um território, país. = POPULAÇÃO, POVO

3. Género humano. = HUMANIDADE

4. Alguma ou algumas pessoas (ex.: ainda há gente na rua a esta hora). ≠ NINGUÉM

5. Grupo de pessoas com afinidades ou interesses comuns.

6. Grupo de homens armados. = BANDO

7. Índole das pessoas.

8. Ser humano. = PESSOA

9. Os membros de uma família.

"gente.", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/gente..

6
  • Lambie, Ao contrário do que você escreveu, e apagou logo após, considero suas respostas sempre valiosas. Só que eu esperava (e ainda espero) uma resposta completa. Minha pergunta inclui: 1. Especificamente no poema "A Indesejada das Gentes", qual o significado de "gentes" (não é necessário citar todos os significados possíveis da palavra. 2. É uma palavra antiga que caiu em desuso? 3. Trata-se simplesmente de licença poética?
    – Centaurus
    Commented Sep 17, 2023 at 21:59
  • @Centaurus Acho óbvio que no poema é povos. Os poetas sempre usam palavras um pouco fora do comun.
    – Lambie
    Commented Sep 18, 2023 at 17:18
  • Parece-me mais provável que signifique "ser humano".
    – Centaurus
    Commented Sep 19, 2023 at 15:06
  • A indesejada das gentes quer dizer ser humano??
    – Lambie
    Commented Sep 19, 2023 at 15:34
  • Não, "gentes" quer dizer ser humano. A indesejada das gentes, ou melhor, a indesejada do ser humano é a morte. Manuel Bandeira faz uso de um eufemismo.
    – Centaurus
    Commented Sep 19, 2023 at 15:43

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.