2

A palavra viajem existe?

• Será uma escrita alternativa para viagem?
  • Será uma forma do verbo viajar?

Se existe, qual é a diferença entre "viajem" e "viagem"?

3
  • 1
    Não me parece claro qual é a dúvida. É sobre se o substantivo pode ser escrito com j? É sobre se a palavra viajem existe? Ou outra?
    – ANeves
    Aug 26, 2015 at 11:19
  • 1
    É sobre a existência e emprego da palavra "viajem". Corrigi a pergunta. Aug 26, 2015 at 11:32
  • 2
    Fiz uma sugestão de edição, que acho que torna a pergunta mais clara. Mas a pergunta não me parece útil (mesmo com a edição).
    – ANeves
    Aug 26, 2015 at 14:45

3 Answers 3

11

Viagem é o substantivo, cujo significado é

1. O ato de transportar-se de um ponto a outro distante.
  2. [Marinha] Navegação, travessia.
  3. Percurso efetuado.
  4. Relação escrita dos acontecimentos ocorridos numa viagem e das impressões que ela causou.
  5. [Informal] Estado alucinatório provocado pelo consumo de certas drogas.

Fonte: Significado / definição de viagem no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

viajem é uma forma conjugada do verbo viajar. Exemplo:

Espero que eles viajem bem.

0
6

A palavra viajem existe. Ela é o verbo viajar conjugado na 3ª pessoa do plural do Presente Subjuntivo de viajar (http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar/viajar). Desta forma, também é forma imperativa. Sendo assim, ela tem dois usos:

• Subjuntivo - Quando o verbo integra uma oração subordinada: "Eu não quero que eles viajem para a praia"
  • Imperativo - Aqui vale ressaltar que os pronomes de tratamento (você e vocês) são de 3ª pessoa, e não de 2ª pessoa. Então a forma imperativa viajem é usada para dar uma ordem a várias pessoas usando "vocês": "Se vocês querem ganhar o emprego na capital, então viajem para lá!"
5

Este fenômeno sempre acontece na língua portuguesa: a etimologia de viagem (vindo de viatge) exige que o som seja suave, mas na combinação do sufixo -ar com o radical viag-, o som produzido (viagar) não seria suave e o g é substituido por j, dando viajar.

Isto é a fonte das formas irregulares de verbos regulares, como ficarfiquei, etc.

Não faz sentido reverter este processo e assumir que a existência do verbo viajar implique a existência de um substantivo viajem.

No caso da combinação viag- + -ear, o resultado não precisaria da substituição gj, dando viagear; mas viag- + -ante precisa, resultando em viajante.

2
  • 1
    @Jacinto Obrigado pela correção!
    – Earthliŋ
    Aug 26, 2015 at 19:05
  • 1
    Sempre às ordens! Aprendi alguma coisa com a tua resposta.
    – Jacinto
    Sep 6, 2015 at 9:32

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.