0

O significado desta gíria (português brasileiro, não sei se é usado em Portugal):

Não funciona, não dá certo.

ou

Denominação dada a algo que estar muito demorada, difícil de realizar.

Pesquisando rapidamente não achei nada relevante sobre a origem. E parando pra pensar não tenho muita ideia se a rosca tem relação com algo vulgar ou só a rosca do parafuso mesmo que está interminável.

Qual a origem?

EDIT: Ouço aqui em São Paulo, porém aparentemente a gíria foi importada do Nordeste do Brasil em específico de Pernambuco.

4
  • De que região é essa gíria? Nunca ouvi falar... Jun 30, 2023 at 7:13
  • @FelipeChavesdeOliveira ouço em São Paulo, não sei da onde é predominantemente.
    – sumitani
    Jul 3, 2023 at 13:53
  • Eu sou de Curitiba, e ja fui a São Paulo inúmeras vezes, mas nunca ouvi. Interessante! Jul 4, 2023 at 8:53
  • Talvez queira dizer que a pessoa esteja... dando o parafuso, então está demorando. Esta ação ser usada para expressada demora já ouvi, tipo "'tá demorando por quê? 'tá fazendo transação de crédito consignado?" só que mais... expressivo. Vendo o Priberam, pode ser que a pessoa esteja bêbada ou, como disse, tipo rosca que não sai, pensando na rosca que têm algumas bebidas.
    – Schilive
    Jul 11, 2023 at 19:40

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Browse other questions tagged or ask your own question.