3

Preciso saber qual dos dois usar na seguinte frase:

Todos os itens em que o Grupo Impr. Estiver/Tiver preenchido com a letra ( A ) vão imprimir na mesma comanda. Mesmo estando em grupos separados.

1
  • 1
    Esse "Grupo Impr." é extremamente confuso, pelo que não dá para entender que se trata de uma opção que pode ser preenchida num formulário. – E_net4 the flagger Aug 25 '15 at 17:54
4

Estou considerando que você esteja falando dos itens com o campo "Grupo" preenchido com A (na versão original da pergunta, faltava em para a frase ficar correta: Todos os itens em que o Grupo ...). E com isso você usa estiver, que vem do verbo estar. Tiver vem do verbo ter, que não faria sentido nessa frase. Experimente substituir por esteja ou tenha que fica bem claro:

• Todos os itens em que o Grupo Impr. esteja preenchido com a letra ( A ) vão imprimir na mesma comanda. Mesmo estando em grupos separados.

• Todos os itens em que o Grupo Impr. tenha preenchido com a letra ( A ) vão imprimir na mesma comanda. Mesmo estando em grupos separados. (não faz sentido, certo?)

18
  • Ahhhhh sim, entendi agora... Vlw! – Marcos Sartorato Aug 24 '15 at 20:06
  • 1
    @Marcos Eu não! O bfaravetto introduziu um em que não está na frase original. Deveria estar? Não percebo patavina do contexto. Mas em geral é Todos os itens em que o Grupo esteja preenhcido, mas Todos os itens que o Grupo tenha preenchido – Jacinto Aug 24 '15 at 20:12
  • Tem razão @Jacinto, eu não tinha me dado conta de que o tenha fazia sentido sem o em. Introduzi por considerar que estava faltando, mas como também não sei o que é o tal "Grupo Impr.", ambas as interpretações são possíveis. – bfavaretto Aug 24 '15 at 20:16
  • Oh, percebi isso agora! – Marcos Sartorato Aug 24 '15 at 20:17
  • 1
    Então que a própria pergunta seja modificada também. Senão, há obviamente um conflito entre a pergunta e a resposta. – E_net4 the flagger Aug 25 '15 at 19:36
3

Da forma que a frase foi postada "Todos os itens que o Grupo Impr.___________ preenchido com a letra A"

• Se usarmos "tiver preenchido" significa que o "Grupo Impr preencheu", Grupo Impr é o sujeito de preencheu. E a frase está gramaticalmente correta.

• Se usarmos "estiver", teremos que embutir a preposição "em" antes de "que" (em que o Grupo Impr.) e o significado muda. "Todos os itens em que o Grupo Impr está preenchido com a letra A", e o agente da passiva não é citado.

• Se não usarmos a preposição, e usarmos "itens que o Grupo Impr. estiver preenchido", a frase está incorreta.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.