Estou estudando pronomes interrogativos e gostaria de entender como achar o sujeito destas orações, haja vista que é um pouco diferente pra mim analisar frases interrogativas. Ex: O que é o mundo? [Nesta frase, qual o sujeito e qual a função sintática do termo "o" e do termo "que"?]
-
[tenho visto, não haja visto]– LambieCommented Mar 23, 2023 at 21:49
-
1O termo que é o sujeito pronominal da oração; já o termo o, o adjunto adnominal.– Valdeir PsrCommented Mar 29, 2023 at 4:24
-
Por que diz que o "o" seria adjunto, @ValdeirPsr?– Ergative ManCommented Jun 22, 2023 at 21:55
1 Answer
Depende da frase! Em uma frase como:
"O que comeu a comida?"
o pronome "o que" substitui aquilo que comeu a comida, como uma gaivota ou algo assim, afinal é um pronome, neste caso, com a função de sujeito da oração.
Numa frase como:
"o que ele comeu?"
o pronome "o que" substiui o que foi comido, o objeto da frase, então este pronome pode ter outras funções sintáticas dependendo da frase, basta entender o que está acontecendo.
Adiciono também que o pronome inteiro é "o que", não é dividido!
-
O que quer dizer com sua última afirmação, Ergative? Pergunto porque o pronome parece ser apenas o "que", enquanto o "o" seria [1] uma partícula expletiva, não parte do pronome. Outras fontes [e.g., 2, 3] também se referem ao "o que" e congêneres como expressões. [1] clubedoportugues.com.br/pronomes-interrogativos [2] normaculta.com.br/pronomes-interrogativos [3] mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/…– stafusa ♦Commented Jun 12, 2023 at 9:53
-
Então, aí temos uma questão diacronia vs sincronia. Considerando a ausência de expletivos foneticamente realizados na língua portuguesa e a inseparabilidade das duas formas, tem-se a noção de uma unidade atual com uma origem a partir de dois termos. Da mesma forma que considaramos "porque" uma coisa só, não uma preposição + uma conjunção, e sim uma única conjunção. Commented Jun 21, 2023 at 22:27
-