2

Estou estudando pronomes interrogativos e gostaria de entender como achar o sujeito destas orações, haja vista que é um pouco diferente pra mim analisar frases interrogativas. Ex: O que é o mundo? [Nesta frase, qual o sujeito e qual a função sintática do termo "o" e do termo "que"?]

3
  • [tenho visto, não haja visto]
    – Lambie
    Commented Mar 23, 2023 at 21:49
  • 1
    O termo que é o sujeito pronominal da oração; já o termo o, o adjunto adnominal. Commented Mar 29, 2023 at 4:24
  • Por que diz que o "o" seria adjunto, @ValdeirPsr? Commented Jun 22, 2023 at 21:55

1 Answer 1

1

Depende da frase! Em uma frase como:

"O que comeu a comida?"

o pronome "o que" substitui aquilo que comeu a comida, como uma gaivota ou algo assim, afinal é um pronome, neste caso, com a função de sujeito da oração.

Numa frase como:

"o que ele comeu?"

o pronome "o que" substiui o que foi comido, o objeto da frase, então este pronome pode ter outras funções sintáticas dependendo da frase, basta entender o que está acontecendo.

Adiciono também que o pronome inteiro é "o que", não é dividido!

7
  • O que quer dizer com sua última afirmação, Ergative? Pergunto porque o pronome parece ser apenas o "que", enquanto o "o" seria [1] uma partícula expletiva, não parte do pronome. Outras fontes [e.g., 2, 3] também se referem ao "o que" e congêneres como expressões. [1] clubedoportugues.com.br/pronomes-interrogativos [2] normaculta.com.br/pronomes-interrogativos [3] mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/…
    – stafusa
    Commented Jun 12, 2023 at 9:53
  • Então, aí temos uma questão diacronia vs sincronia. Considerando a ausência de expletivos foneticamente realizados na língua portuguesa e a inseparabilidade das duas formas, tem-se a noção de uma unidade atual com uma origem a partir de dois termos. Da mesma forma que considaramos "porque" uma coisa só, não uma preposição + uma conjunção, e sim uma única conjunção. Commented Jun 21, 2023 at 22:27