2

Estou estudando pronomes interrogativos e gostaria de entender como achar o sujeito destas orações, haja vista que é um pouco diferente pra mim analisar frases interrogativas. Ex: O que é o mundo? [Nesta frase, qual o sujeito e qual a função sintática do termo "o" e do termo "que"?]

3
  • [tenho visto, não haja visto]
    – Lambie
    Commented Mar 23, 2023 at 21:49
  • 1
    O termo que é o sujeito pronominal da oração; já o termo o, o adjunto adnominal. Commented Mar 29, 2023 at 4:24
  • Por que diz que o "o" seria adjunto, @ValdeirPsr? Commented Jun 22, 2023 at 21:55

1 Answer 1

1

Depende da frase! Em uma frase como:

"O que comeu a comida?"

o pronome "o que" substitui aquilo que comeu a comida, como uma gaivota ou algo assim, afinal é um pronome, neste caso, com a função de sujeito da oração.

Numa frase como:

"o que ele comeu?"

o pronome "o que" substiui o que foi comido, o objeto da frase, então este pronome pode ter outras funções sintáticas dependendo da frase, basta entender o que está acontecendo.

Adiciono também que o pronome inteiro é "o que", não é dividido!

7
  • O que quer dizer com sua última afirmação, Ergative? Pergunto porque o pronome parece ser apenas o "que", enquanto o "o" seria [1] uma partícula expletiva, não parte do pronome. Outras fontes [e.g., 2, 3] também se referem ao "o que" e congêneres como expressões. [1] clubedoportugues.com.br/pronomes-interrogativos [2] normaculta.com.br/pronomes-interrogativos [3] mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/…
    – stafusa
    Commented Jun 12, 2023 at 9:53
  • Então, aí temos uma questão diacronia vs sincronia. Considerando a ausência de expletivos foneticamente realizados na língua portuguesa e a inseparabilidade das duas formas, tem-se a noção de uma unidade atual com uma origem a partir de dois termos. Da mesma forma que considaramos "porque" uma coisa só, não uma preposição + uma conjunção, e sim uma única conjunção. Commented Jun 21, 2023 at 22:27
  • Mas o fato de o "o" em "o que" ser dispensável, ao contrário do "por" em "porque", não é uma diferença importante?
    – stafusa
    Commented Jun 22, 2023 at 4:31
  • Mas é como eu disse, o "o" não é bem dispensável, pense assim: "o bolo foi o que ele comeu" e "*o bolo foi que ele comeu", esta última não funciona. Quando é uma interrogativa e se usa o "que" pode ser um aracaísmo ou, de fato, uma variação. A questão é que não há muita motivação sincrônica para tratá-lo como expletivos, chega a ser quase uma falácia etimológica, uma vez que pode ser esta a sua origem, mas hoje, não representa o que é, fundiram-se. Há quem diga hoje, e até no português quinhentista, frases como "não fiz isso, que eu estava muito cansado", sendo o "que" = "porque". Commented Jun 22, 2023 at 10:32
  • Normalmente estas gramáticas escolares etc utilizam-se da chamada "gramáticas tradicional" que se baseia nos metodos, muitas vezes, obsoletos de tratarem, teorizarem e explicarem a língua, métodos que hoje sabemos serem falíveis, no entanto, é claro, tem muitos méritos na formação dos estudos modernos das línguas! :) Commented Jun 22, 2023 at 10:35

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.