1

Em um concurso que fiz, a questão foi a seguinte:

Em: "O exemplo de sucesso nesse caso já foi concluído pelos advogados…", marque a opção que apresenta a função sintática do termo "pelos advogados":

a) adjunto adnominal
b) agente da passiva
c) adjunto adverbial
d) objeto direto

O gabarito preliminar deu como certa a alternativa b, e eu havia marcado a letra a.

Eu interpus recurso com o seguinte embasamento abaixo:

O termo pelos advogados representa dentro do contexto frásico a estrutura preposição + agente da passiva.

Conforme a professora Flávia Neves (ver https://www.normaculta.com.br/agente-da-passiva/) A construção de uma frase na voz passiva analitica é: SUJEITO PACIENTE + (VERBO AUXILIAR + PARTICÍPIO) + PREPOSIÇÃO + AGENTE DA PASSIVA.

Neste caso temos a preposição pelo + o nome advogados, sendo que, o agente da passiva é o nome, e nunca a preposição + o nome.

Ou seja, advogados seria o agente da passiva.

Mas o gabarito erra ao afirmar que o agente da passiva é representado por preposição + o nome.

Em https://www.normaculta.com.br/agente-da-passiva/ inclusive temos um exemplo de frase semelhante ao apresentado na questão 16:

O esboço do edifício foi desenhado pelo arquiteto.

Aqui a professora Flávia afirma que o agente da passiva é o termo o arquiteto e não pelo arquiteto.

Alem disso:

No exemplo dado, a expressão pelos advogados exerce a função sintática de objeto preposicionado. A preposição por está relacionando o sujeito exemplo de sucesso com o objeto advogados, indicando que o sucesso foi concluído por meio das ações ou trabalho dos advogados. Em outras palavras, a preposição por estabelece uma relação de causa ou meio, indicando que os advogados foram os responsáveis pela conclusão do exemplo de sucesso.

Eu apenas queria saber o quê realmente vale: vale dizer que o agente da passiva é formado por "preposição + agente da passiva"? :(

3
  • 1
    Eu lavo os pratos. Os pratos são lavados por mim. Agente da passiva, igualzinho à sua frase. Claro, a preposição + o agente da passiva. E claro, a agente da passiva não é a preposição.
    – Lambie
    Feb 16 at 17:06
  • correção: o agente. :)
    – Lambie
    Feb 17 at 17:32
  • Veja: todamateria.com.br/agente-da-passiva Agente da Passiva é o termo que indica quem ou o que executa a ação de um verbo na voz passiva. Esse termo vem sempre depois de preposição.
    – Lambie
    May 16 at 12:39

1 Answer 1

0

O agente da passiva no português deve sempre ser um sintagma preposicional, isto é, sempre tem de ter uma preposição. Pode-se dizer sem problemas que tudo desde a preposição é o agente, veja, por exemplo, o exemplo do objeto indireto

Dei o livro ao João

Dizemos comumente que "ao João" é o objeto indireto e, em praticamente todos os dialetos, é um sintagma preposicional também.

Não é uma questão muito relevante em termos de análise, eu diria, não sei que implicações isso poderiar ter, se um dia achar algo mais editarei esta resposta! Mas foi uma boa pergunta!

1

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.