1

Em um concurso que fiz, a questão foi a seguinte:

Em: "O exemplo de sucesso nesse caso já foi concluído pelos advogados…", marque a opção que apresenta a função sintática do termo "pelos advogados":

a) adjunto adnominal
b) agente da passiva
c) adjunto adverbial
d) objeto direto

O gabarito preliminar deu como certa a alternativa b, e eu havia marcado a letra a.

Eu interpus recurso com o seguinte embasamento abaixo:

O termo pelos advogados representa dentro do contexto frásico a estrutura preposição + agente da passiva.

Conforme a professora Flávia Neves (ver https://www.normaculta.com.br/agente-da-passiva/) A construção de uma frase na voz passiva analitica é: SUJEITO PACIENTE + (VERBO AUXILIAR + PARTICÍPIO) + PREPOSIÇÃO + AGENTE DA PASSIVA.

Neste caso temos a preposição pelo + o nome advogados, sendo que, o agente da passiva é o nome, e nunca a preposição + o nome.

Ou seja, advogados seria o agente da passiva.

Mas o gabarito erra ao afirmar que o agente da passiva é representado por preposição + o nome.

Em https://www.normaculta.com.br/agente-da-passiva/ inclusive temos um exemplo de frase semelhante ao apresentado na questão 16:

O esboço do edifício foi desenhado pelo arquiteto.

Aqui a professora Flávia afirma que o agente da passiva é o termo o arquiteto e não pelo arquiteto.

Alem disso:

No exemplo dado, a expressão pelos advogados exerce a função sintática de objeto preposicionado. A preposição por está relacionando o sujeito exemplo de sucesso com o objeto advogados, indicando que o sucesso foi concluído por meio das ações ou trabalho dos advogados. Em outras palavras, a preposição por estabelece uma relação de causa ou meio, indicando que os advogados foram os responsáveis pela conclusão do exemplo de sucesso.

Eu apenas queria saber o quê realmente vale: vale dizer que o agente da passiva é formado por "preposição + agente da passiva"? :(

5
  • 1
    Eu lavo os pratos. Os pratos são lavados por mim. Agente da passiva, igualzinho à sua frase. Claro, a preposição + o agente da passiva. E claro, a agente da passiva não é a preposição.
    – Lambie
    Commented Feb 16, 2023 at 17:06
  • correção: o agente. :)
    – Lambie
    Commented Feb 17, 2023 at 17:32
  • Veja: todamateria.com.br/agente-da-passiva Agente da Passiva é o termo que indica quem ou o que executa a ação de um verbo na voz passiva. Esse termo vem sempre depois de preposição.
    – Lambie
    Commented May 16, 2023 at 12:39
  • Embora haja debate em relação a se a preposição faz realmente parte do agente, as outras alternativas são impossíveis. Não pode ser objeto direto (tem preposição) nem adjunto adverbial (não tem advérbio nem valor de advérbio), tampouco pode ser adjunto adnominal porque ao redor de 'pelos advogados' não há elemento nominal (substantivo) algum ao qual se ajuntar.
    – Quaestoria
    Commented Jun 3 at 9:59
  • Claro, o agente da passiva é **arquiteto, e não o sintagma inteiro: pelo arquiteto. Vejo que você mudou a pergunta mas continua sendo a mesma resposta. Eu citei aquela professora e agora você incorporou a explicação no link que eu dei. Tudo bem.
    – Lambie
    Commented Jun 11 at 14:30

1 Answer 1

1

O agente da passiva no português deve sempre ser um sintagma preposicional, isto é, sempre tem de ter uma preposição. Pode-se dizer sem problemas que tudo desde a preposição é o agente, veja, por exemplo, o exemplo do objeto indireto

Dei o livro ao João

Dizemos comumente que "ao João" é o objeto indireto e, em praticamente todos os dialetos, é um sintagma preposicional também.

Não é uma questão muito relevante em termos de análise, eu diria, não sei que implicações isso poderiar ter, se um dia achar algo mais editarei esta resposta! Mas foi uma boa pergunta!

9
  • Comments have been moved to chat; please do not continue the discussion here. Before posting a comment below this one, please review the purposes of comments. Comments that do not request clarification or suggest improvements usually belong as an answer, on Portuguese Language Meta, or in Portuguese Language Chat. Comments continuing discussion may be removed.
    – stafusa
    Commented Jun 12, 2023 at 8:12
  • Dei o livro ao João não é uma frase passiva. É preciso ter uma frase passiva. O livro foi dado ao Jõao pelo menino. Agente da passiva: O menino. Não entendo porque os outros participantes ficam calados.
    – Lambie
    Commented Jun 9 at 19:06
  • @Lambie Porque a frase na resposta é um exemplo de sigtagma preposicional, não de agente da passiva.
    – Quaestoria
    Commented Jun 11 at 11:43
  • @Quaestoria (Mas uma vez, você tem um erro de ortografia. Não sou a única.) Sintagma preposional é uma categoria de sintagma: O esboço do edifício foi desenhado pelo arquiteto. Por exemplo. pelo=preposição, arquiteto: substantivo e também, o agente da passiva. A frase: Dei o livro ao João, não é uma frase passiva. Então não contém um agente da passiva.
    – Lambie
    Commented Jun 11 at 14:25
  • @Lambie Erros de ortografia e erros de digitação não a mesma coisa. Meu erro se dá por bater na tecla errada, os teus por não saberes a língua sobre a qual vens opinar.
    – Quaestoria
    Commented Jun 11 at 20:00

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.