2

Em Brasil, o termo hortifrúti significa "local em que são comercializados os produtos provenientes de hortas, geralmente, frutas, legumes, hortaliças etc.". Há semelhante termo em Portugal? Ou então, é essa palavra também usada em Portugal?

6
  • Que pena que quitanda não serve. Se você olhar no Priberam, a palavra não se encontra.
    – Lambie
    Feb 13 at 18:54
  • Quitanda está no priberam, mas eu não reconheço a palavra. Pessoas de 50 ou mais anos talvez a conheçam, por causa das influências culturais das ex-colónias, mas mais novos que isso talvez não.
    – ANeves
    Feb 14 at 23:37
  • @ANeves A palavra quitanda é super conhecida no Brasil. Nada a ver com idade ou ex-colónias.
    – Lambie
    Feb 16 at 17:58
  • 1
    Pois. Como a pergunta é sobre "em Portugal", eu achei que era útil dar a visão euro-portuguesa sobre palavra quitanda.
    – ANeves
    Feb 17 at 18:29
  • 1
    Consegui achar locais que vendem hortaliças com hortifrúti no nome em todos os estados do sul do Brasil. Não acho que seja estranho a todos os sulinos.
    – sidney
    Feb 23 at 11:21

1 Answer 1

6

Não, a palavra "hortifrútis" não é usada em Portugal.
Percebe-se bem o que é, mas acho que nunca a tinha ouvido antes.

Em Portugal, chama-se a isso uma frutaria.
O foco é mais em fruta, mas vende quase sempre também bastantes legumes.

Por exemplo, a Frutaria de Campanhã no Porto vende legumes:

Todos os dias recebemos os nossos legumes da Póvoa , para que os mesmos cheguem a sua casa fresquinhos

A Frutaria Doce Maçã, em Lisboa, não só vende muitos legumes como o próprio papel de parede inclui imensos:

foto mostrando muitos legumes à venda e um papel de parede com todo o tipo de legumes e fruta

O Mercadito da Fruta, em Coimbra, que tem o site em manutenção, mostra uma imagem que só tem legumes, e de fruta nada.

captura de ecrã do site do Mercadito da Fruta, mostrando imensos legumes

4
  • Apenas um comentário à parte: na última foto há raízes, legumes e verduras.
    – sidney
    Feb 15 at 14:21
  • 1
    Frutaria, que nome simples, não pensei nisso. Nem o sinonimos.com.br o sugeriu.
    – sidney
    Feb 15 at 14:22
  • 2
    Se é para ser preciosista, na última foto há simplesmente hortaliças e feijão-verde - que não é tecnicamente hortaliça por ser uma leguminosa. :) Em linguagem corrente portuguesa, diz-se que há nessa foto legumes; veja-se por exemplo a categoria "frutas e legumes" da loja online do Continente.
    – ANeves
    Feb 15 at 21:06
  • 1
    E por coincidência hoje falei de leguminosas (e.g. feijão-verde), e acho que o que aprendi é interessante para este contexto: botanicamente, as Leguminosae (ou Fabaceae) são uma família gigantesca com 19 mil espécies, desde os feijões às acácias...
    – ANeves
    Feb 17 at 18:36

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.