Em Brasil, o termo hortifrúti significa "local em que são comercializados os produtos provenientes de hortas, geralmente, frutas, legumes, hortaliças etc.". Há semelhante termo em Portugal? Ou então, é essa palavra também usada em Portugal?
-
Que pena que quitanda não serve. Se você olhar no Priberam, a palavra não se encontra.– LambieFeb 13 at 18:54
-
Quitanda está no priberam, mas eu não reconheço a palavra. Pessoas de 50 ou mais anos talvez a conheçam, por causa das influências culturais das ex-colónias, mas mais novos que isso talvez não.– ANevesFeb 14 at 23:37
-
@ANeves A palavra quitanda é super conhecida no Brasil. Nada a ver com idade ou ex-colónias.– LambieFeb 16 at 17:58
-
1Pois. Como a pergunta é sobre "em Portugal", eu achei que era útil dar a visão euro-portuguesa sobre palavra quitanda.– ANevesFeb 17 at 18:29
-
1Consegui achar locais que vendem hortaliças com hortifrúti no nome em todos os estados do sul do Brasil. Não acho que seja estranho a todos os sulinos.– sidneyFeb 23 at 11:21
1 Answer
Não, a palavra "hortifrútis" não é usada em Portugal.
Percebe-se bem o que é, mas acho que nunca a tinha ouvido antes.
Em Portugal, chama-se a isso uma frutaria.
O foco é mais em fruta, mas vende quase sempre também bastantes legumes.
Por exemplo, a Frutaria de Campanhã no Porto vende legumes:
Todos os dias recebemos os nossos legumes da Póvoa , para que os mesmos cheguem a sua casa fresquinhos
A Frutaria Doce Maçã, em Lisboa, não só vende muitos legumes como o próprio papel de parede inclui imensos:
O Mercadito da Fruta, em Coimbra, que tem o site em manutenção, mostra uma imagem que só tem legumes, e de fruta nada.
-
Apenas um comentário à parte: na última foto há raízes, legumes e verduras.– sidneyFeb 15 at 14:21
-
1Frutaria, que nome simples, não pensei nisso. Nem o sinonimos.com.br o sugeriu.– sidneyFeb 15 at 14:22
-
2Se é para ser preciosista, na última foto há simplesmente hortaliças e feijão-verde - que não é tecnicamente hortaliça por ser uma leguminosa. :) Em linguagem corrente portuguesa, diz-se que há nessa foto legumes; veja-se por exemplo a categoria "frutas e legumes" da loja online do Continente.– ANevesFeb 15 at 21:06
-
1E por coincidência hoje falei de leguminosas (e.g. feijão-verde), e acho que o que aprendi é interessante para este contexto: botanicamente, as Leguminosae (ou Fabaceae) são uma família gigantesca com 19 mil espécies, desde os feijões às acácias...– ANevesFeb 17 at 18:36