3

Estava a ler o livro Santos ao ritmo da liturgia de José Oliveira e no final ds secção do dia 3 de fevereiro diz

Oxalá São Brás lhe traga [referente ao povo arménio] finalmente a paz e a independência a que têm direito, bem como a todos os povos em guerra e escravizados.

Quando perguntado sobre o significado da expressão "Oxalá", o que me ocorreu foi "Se Deus quiser" (God willing). Por isso, fiquei curioso em saber mais sobre essa palavra.

2
  • 1
    @mdewey não queres pôr isso como uma resposta? Aí poderíamos comentar e votar e etc. :) Tendo em conta o contexto, acho que a definição mais aplicável não é essa de contexto brasileiro e orixá, mas a outra de uso mais genérico que deriva de inshallah.
    – ANeves
    Commented Feb 5, 2023 at 19:07
  • @ANeves A palavra armenio causou-me algumas dúvidas
    – mdewey
    Commented Feb 6, 2023 at 13:49

1 Answer 1

4

É uma palavra que entrou na língua portuguesa durante o período de dominação moura da Península Ibérica, vem do árabe لَوْشَاءَ اللّٰه‎ (lawšāʾa llāh). O fato de parecer com o nome do orixá é coincidental.

8
  • 3
    Qual foi a fonte? Commented Feb 4, 2023 at 5:08
  • 2
    Ergative, +1, mas eu diria que vale mesmo complementar com uma fonte, e.g., o Priberam ou o Wiktionary, e incluir o significado da expressão em árabe ("queira deus, se deus quiser").
    – stafusa
    Commented Feb 4, 2023 at 9:23
  • 1
    Se servir de fonte, segundo o dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 3.0: árabe in xálláh 'se Deus quiser' ou, mais provavelmente (seja do ponto de vista fonético ou do ponto de vista semântico), do árabe wa xálláh (pronunciado comumente wo xálláh) 'e queira Deus', provavelmente pelo espanhol (primeiro registrado em 1495).
    – WicCaesar
    Commented Feb 5, 2023 at 9:40
  • 1
    Olá, peço desculpas pela demora! @TiagoMartinsPeres, qualquer dicionário etimológico bom vai ter esta mesma resposta, é uma expressão árabe! Commented May 8, 2023 at 22:19
  • 1

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.