2

Estou estudando através do livro Novissima Gramática da Lingua Portuguesa, do Cegalla. Na lista de exercícios nº 41 temos a frase:

"Esta viga de metal será aproveitada para a construção de minha casa"

Eu queria que alguém pudesse me ajudar com a análise sintatica completa da frase, pq o livro (como 100% dos outros livros de português que peguei) não explicam a frase num todo: ora pedem isso, ora pedem aquilo, sem nunca juntar tudo que já foi explicado anteriormente, e fica parecendo que ou você tem adjunto adnominal, ou você tem complemento nominal, ou você tem complemento indireto e eu fico que nem louco tentando juntar a colcha de retalhos que foi criada na minha cabeça.

Enfim, o que eu pude tirar com o pouco que sei foi:

Voz passiva

Sujeito = Esta viga de metal

Esta: adjunto adnominal
de metal: adjunto adnominal
viga: núcleo do sujeito
(isso é algo que eu nunca vejo os livros fazerem, pegar uma frase e explicar: olha,
o sujeito é formado por isso e isso e isso, o objeto direto por isso e isso e etc. Se
alguém souber me indicar um livro que tem análises mais avançadas me falem, por favor

verbo = será aproveitada

??? = para a construção de minha casa

Aqui eu já começo a me perder na análise, pq como é uma frase na voz passiva
o verbo não irá pedir complemento, não podendo então ser objeto indireto.
Seria "para a construção" adjunto adverbial de causa? 
"de minha casa" seria adjunto adnominal de construção?

A quem responder se puder colocar a explicação do porque da classificação dos termos, agradeceria muito!

1 Answer 1

3

Discuti o tema com um amigo competente, e a análise dele é a seguinte: o trecho "para a construção da minha casa" é um adjunto adverbial final -- dá finalidade à viga. Se a parte em questão fosse levada para a forma oracional "para que a casa fosse construída", poderia ser classificada como oração subordinada adverbial final. Espero que isso ajude, caso não esteja equivocado.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.