3

Eu tenho que fazer um relatório e não há espaço no relatório para incluir inteiramente as palavras "DESISTÊNCIA" E "TRANCAMENTO". Como o relatório é para uma instituição de ensino gostaria de saber se há alguma regra para abreviar. . Eu não gostaria de colocar T ou D. Gostaria de deixar mais óbvio e incluir uma abreviação para excluir brechas para interpretações.

1 Answer 1

2

Não há abreviações estabelecidas para essas palavras1, então vale seguir a regra geral:

Basta escrever a primeira sílaba e a primeira letra da segunda sílaba, seguidas de ponto abreviativo. Veja os exemplos:
bras. (brasileiro), num. (numeral)

que, sabidamente tem muitas exceções, e também regras auxiliares. Esta regra resulta em:

• des. — desistência
  • tranc. — trancamento

Em que iniciais maiúsculas também podem ser usadas.

Contudo, num dado trabalho, desde que definidas claramente e sem ambiguidade, há liberdade nas definição de abreviaturas. Aqui, por exemplo, uma possibilidade que talvez ofereça mais clareza é desist. para "desistência".

1 De acordo com as listas do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, entre outros (1, 2, 3, ...).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.