1

Li que é possível no caso de 'deve-se; costuma-se e pode-se' (nalguns casos, com 'querer') analisar as seguintes estruturas de duas formas:

(1) Podem-se perguntar asneiras. / (2) Pode-se perguntar asneiras.

Em 1. 'Podem-se perguntar' seria analisada como locução verbal de voz passiva pronominal equivalendo a 'Asneiras podem ser perguntadas'. Em 2. O sujeito de 'pode-se' é a oração reduzida de infinitivo 'perguntarem..', o verbo perguntar por sua vez teria sujeito indeterminado. Equivalendo a 'É podido perguntarem asneiras.' Como veem está análise?

O problema fica maior ao tentar colocar outro clítico na oração. Como no caso do título:

(3) Deve-se se conformar(-se) com as leis vigentes.

Aqui não haveria a possibilidade de duas análises 'Devem ser se conformados com as leis vigentes'(?), mas em 'É devido conformarem-se com as leis. não é tão mal. O primeiro clítico exerceria, então, a função de apassivador, já o segundo, de reflexo, pois imagine que a construção se dá num diálogo no qual o sujeito de 'conformar' é 'vocês'. (noutra construção seria indeterminador talvez? a depender do contexto (4)):

(4) Deve-se conformar-se com as leis vigentes. (É devido que se conforme com as leis vigentes).

6
  • Essa locução não me parece correta, podes corrigir? "Deve-se conformar", ou "devem-se conformar", ou "devem conformar-se", ou "deve comformar-se". Nunca "deve-se se conformar" (um se a mais) nem "deve-se se comformarem" (um se a mais e não-concordância de tempo do verbo comformar).
    – ANeves
    Nov 14, 2022 at 23:08
  • @ANeves, para ti, soa certo «devem-se conformarem-se»?
    – Schilive
    Nov 15, 2022 at 17:47
  • Além do cacófato 'se' e 'se' não parece haver algum empecilho gramatical. = É devido que se conformem com as leis vigentes.
    – ludovic
    Nov 16, 2022 at 11:03
  • No caso do sujeito agente de 'É devido' há um ocultamento que com 'conformar' meio que o realça.
    – ludovic
    Nov 16, 2022 at 11:05
  • 1
    @Schilive, para mim poderia ser "devem-se conformar-se", sem plural no "conformarem".
    – ANeves
    Nov 22, 2022 at 22:58

1 Answer 1

1

Em geral, a repetição de clíticos se com valores diferentes é proibida em português. Isto foi abordado nesta resposta. Por isso, se quiseres dizer:

Uma pessoa deve conformar-se com as leis vigentes.

Não podes reescrever a frase com se impessoal ou apassivante, como poderias em:

Uma pessoa deve tratar os outros como eles querem ser tratados.
Deve(m) tratar-se os outros como eles querem ser tratados.

Os exemplos que dás, contudo, são agramaticais por um motivo diferente. Os verbos dever e poder são verbos (semi)auxiliares. Há uma combinação com um verbo pleno que resulta numa perífrase verbal, um grupo verbal coeso que funciona em vários aspetos como se fosse um só verbo.

(2) Pode-se *perguntarem asneiras.

Esta frase (2) é agramatical. Verbos auxiliares não se combinam com verbos plenos no infinitivo flexionado. As opções gramaticais são apenas (na minha ordem de preferência):

• Podem perguntar-se asneiras.
  • Podem-se perguntar asneiras.
  • Pode perguntar-se asneiras.
  • Pode-se perguntar asneiras.

É precisamente por poder ser um verbo auxiliar que a subida do clítico (segunda e quarta frases) e a construção passiva pronominal (primeira e segunda) são admitidas.

9
  • @ludovic Acho impossível. desejar não funciona com partícula apassivadora assim. Além disso, Priberam diz que se for transitivo e pronominal, é sexual.
    – Lambie
    Nov 15, 2022 at 19:10
  • @Lambie Como assim 'sexual'? Minha análise, a princípio, havia sido 'desejar' com sujeito indeterminado. Alguém deseja conformar si mesmo às leis.
    – ludovic
    Nov 15, 2022 at 19:50
  • Teria que ser: Alguém deseja conformar-se às leis. O que parece ser um pouco estranho como ideia. Quem diria isso?
    – Lambie
    Nov 15, 2022 at 20:29
  • As duas análises acho que dariam na mesma, pois há indefinição de sujeito.. Agora entendi o que quiseste dizer com 'sexual'. Ainda sim na análise de voz passiva seria concebível, nesta acepção seria transitivo direto e o 'se' PA. Equivalendo a Desejam conformar-se às leis.
    – ludovic
    Nov 15, 2022 at 20:58
  • "Quem diria isso?" De fato, há construções possíveis que não soem ao cacófato 'se' e 'se', mas pensei nesta possibilidade como realce ao sujeito indeterminado. De qualquer forma só achei a construção excêntrica e se analisar sintaticamente parece-me correta.
    – ludovic
    Nov 15, 2022 at 21:02

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.