2

Às vezes, a palavra não leva artigo, seja por não ter gênero (e.g. Portugal), seja por opção (e.g. «Gosto de pessoas»). Aí, não me parecia correto usar o artigo com o pronome relativo qual; por exemplo, a frase «Gosto de pessoas, as quais gostam de mim» me soa errado, soando-me mais correto «Gosto de pessoas, quais gostam de mim». Isto é, inclusive, o que falo.

Mas. Então, pergunto. É errado usar o pronome relativo qual desacompanhado de artigo?

1
  • O que soa desajeitado para mim é a sua frase: Gosto de pessoas, as quais gostam de mim. Acho que se diria: Gosto das pessoas que gostam de mim. "Fosse qual fosse a solução"....
    – Lambie
    Commented Aug 28, 2022 at 14:18

1 Answer 1

4

Não. O correto é "[...], as quais gostam de mim". Os únicos pronomes relativos que não necessitam do artigo são: cujo (e suas flexões), que, quem, quanto (e suas flexões) onde, como e quando.

De acordo com Evanildo Bechara:

"usa-se o qual (e flexões) em lugar de que, principalmente quando o relativo se acha afastado do seu antecedente e o uso deste último possa dar margem a mais de uma interpretação:

O guia da turma, o qual nos veio visitar hoje, prometeu-nos voltar depois."

Fernando Pestana, também explica que "o [pronome] relativo que só deve ser antecedido de preposição monossilábica (“a, com, de, em, por; exceto sem e sob”). Do contrário, usam-se os variáveis “o qual, os quais, a qual, as quais” (sem restrição quanto ao uso das preposições ou locuções prepositivas)."

O artigo serve também para evitar ambiguidade.

Gosto de pessoas, quais [pessoas] gostam de mim?
Gosto de pessoas, as quais [que] gostam de mim?

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.