3

Estou aprendendo português no Duolingo. Eu sei que é permitido omitir o pronome onde o tempo verbal o torna inequívoco, por exemplo, dizer algo como 'estou aprendendo', mas isso soa preguiçoso, ou menos educado, na fala e na escrita normais?

3
  • 1
    Similar
    – Dan Getz
    Aug 22, 2022 at 18:10
  • @DanGetz: Parece que, com base nas respostas, o português brasileiro é mais propenso a omitir a conjugação do verbo do que o pronome. Aug 22, 2022 at 18:27
  • @SeanDuggan, a omissão da conjugação verbal é extremamente informal e é mais usada como gíria.
    – Schilive
    Aug 23, 2022 at 0:13

1 Answer 1

3

Não soa como preguiçoso! Inclusive, há um princípio comum a línguas de sujeito nulo como o português (especialmente o português europeu, dada a sua flexão mais rica em termos de pessoas, já que usa o "tu" e o paradigma de conjugação da segunda pessoa) chamado "evite o pronome". Este princípio nos diz que sempre que um falante de uma língua que permite sujeito nulo puder evitar o pronome, ele evitará (exceto quando isso causa ambigüidade, neste caso, o pronome não é omitido).

Portanto dizer apenas "estou cansado" é mais natural/comum do que com o pronome! A não ser que se queira dar ênfase em "eu".

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.