4

Ouvi um professor dizendo o seguinte:

Ontem mesmo eu estava lendo uma tradução que um sujeito fez de uma matéria inglesa. Eu não lembro exatamente as palavras, mas vou tentar criar um equivalente aqui: “A horrivelmente hipócrita sociedade britânica”. Isso não é português; isso é inglês com palavras brasileiras. Em português você não pode fazer isso. Você não pode anteceder um advérbio, um adjetivo e depois um substantivo, porque não funciona. No entanto, o número de pessoas que escreve assim hoje é enorme.

Há regra gramatical para que não seja assim ou é questão de estilo? Se for estranho/errado essa construção, qual serial uma melhor para o exemplo dado, i.e., horrivelmente hipócrita ou esteticamente bonita?

8
  • Quando diz a sequência de 3 advérbio + adjetivo + substantivo quer com isso dizer o exemplo: "horrivelmente hipócrita sociedade"?
    – bad_coder
    Aug 9, 2022 at 18:36
  • @bad_coder, sim.
    – sidney
    Aug 10, 2022 at 9:52
  • Acho que é melhor se editares a pergunta para acrescentar alguma enfase à sequência. Talvez usando negrito ou escrevendo a passagem em questão fora da citação, como está escrito o post não diz qual é exactamente a construção sobre a qual perguntas.
    – bad_coder
    Aug 10, 2022 at 9:55
  • 3
    Vejo zero problemas com essa frase (ou mais exatamente, sintagma). Talvez devesses perguntar ao professor donde foi que ele tirou essa ideia.
    – Artefacto
    Aug 10, 2022 at 15:23
  • 1
    Imagino que realmente possa soar normal para algumas pessoas e para outras não. Mas pode ser que soe normal apenas porque já estão acostumados com o errado, assim como algumas pessoas não percebem nada de errado com gerundismos.
    – sidney
    Aug 11, 2022 at 12:25

1 Answer 1

1

Essa professora deve ter ouvido, não gostado e ignorado conhecimentos da língua. A frase está muito bem montada, não é só uma questão de "advérbio + adjetivo + substantivo", as coisas na sintaxe são hierárquicas, o advérbio está modificando o adjetivo, que, por sua vez, está encaixado com o substantivo. Talvez a reclamação da professora tenha a ver com a colocação de "horrivelmente hipócrita", quiçá preferisse "a sociedade britânica horrivelmente hipócrita", mas esta não está mais certa, nem mais errada, pois usamos adjetivos antepostos aos substantivos com muita freqüência.

1
  • Ergative Man, concordo com o que fala, mas acho que poderia falar da figura de linguagem que constitui essa alteração de ordem. Acho que melhoraria sua resposta e daria mais crença aos que duvidam.+1
    – Schilive
    Nov 23, 2022 at 19:36

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.