2

No dicionário priberam a palavra órfão, figura como nome e adjectivo masculino mas também como adjectivo sem género:

Órfão

órfão | adj. n. m. | adj.

O feminino, Órfã, tem a entrada só como nome feminino

Orfã

órfã | n. f. fem. sing. de órfão

A minha pergunta é se podem dar um ou dois exemplos de frases em que órfão seja usado como adjectivo sem género, por comparação com outra frase em que seja adjectivo masculino.

6
  • 1
    Quando pesquiso no Priberam, vejo duas entradas: órfão e órfã. Do primeiro, o Priberam diz ser flexão do feminino do singular de órfão, e do segundo diz ser o substantivo feminino órfã. Mas não entendi sua pergunta: como o adjetivo pode ser sem gênero? O adjetivo pode ser de dois gêneros, como matável, mas não sei de adjetivo sem gênero. Está pedindo um exemplo onde o gênero gramatical órfão não faça inferência de gênero biológico? como em «ela é órfão»?.
    – Schilive
    Aug 4, 2022 at 23:21
  • @Schilive sinceramente não sei, estou confundido (é talvez de ler gramáticas a mais)... Então se o adjectivo for dito "uniforme" ou de 2 géneros, tipo "o homem feliz, a mulher feliz" como se aplica um exemplo desses trivial ao orfão? Repara o verbete para azul diz "2 géneros" na etiqueta, não é so Adj sem indicação nenhuma de género como no verbete órfão. Mas se conseguires escreve um contributo como resposta (nem que seja só parcial) e se a pergunta tiver algum erro eu edito.
    – bad_coder
    Aug 5, 2022 at 0:38
  • Também não ajuda as gramáticas e os dicionários misturarem termos como uniforme, invariável e de "2 géneros". Outra nota, acho que só para os substantivos é obrigatório as palavras terem género, os adjectivos podem não ter género (algo assim)?!
    – bad_coder
    Aug 5, 2022 at 0:40
  • Quando eu abro o site do Priberam, eu não vejo "adjectivo sem género" para órfão, vejo "adjectivo". E vejo o mesmo para "branco" e "seco".
    – Dan Getz
    Aug 5, 2022 at 11:05
  • 3
    Parece que "adj. n. m." refere a frase "adjectivo e nome masculino".
    – Dan Getz
    Aug 5, 2022 at 11:11

1 Answer 1

2

Também creio que é um erro de leitura das abreviaturas do dicionário — que podiam ser mais claras...

A definição no Priberam da palavra órfão indica que ela pode ser um adjectivo ou nome masculino, nas suas duas primeiras aceções, ou um adjetivo na sua terceira aceção.

Com clarificações minhas a negrito e dentro de parêntesis rectos:

órfão | [1 e 2:] adj. n. m. | [3] adj.

ór·fão (latim orphanus, -i)

adjectivo e nome masculino

1. Diz-se da ou pessoa menor privada de pai, de mãe ou de ambos os pais.
  2. [Figurado] Que ou quem perdeu alguém que estimava ou que o protegia.

adjectivo

1. Privado, abandonado, desamparado.

"órfão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/%C3%B3rf%C3%A3o [consultado em 08-08-2022].

3
  • Depois cheguei a esta conclusão, mas antes tive de ler bastantes recursos para ter a certeza que só há 4 combinações possiveis para género em português: masculino, feminino, 2 géneros, e sem género.
    – bad_coder
    Aug 8, 2022 at 22:29
  • 1
    Certo? É tão fácil às vezes perdermo-nos nos pormenores e imprecisões da escrita, quando falado seria tão simples de perceber!... A definição feminina, órfã, também não diz que pode ser um adjetivo, e isso confundiu-me ao tentar encontrar a resposta ótima... até que percebi que era apenas "feminino de X, ver X" e que não tinha significado o facto de não ser indicado como adjetivo feminino.
    – ANeves
    Aug 8, 2022 at 22:33
  • 1
    Como eu o entedi, o "orfão" adjectivo significa "último", "único" ou "isolado". Por exemplo: "O nó orfão no grafo" ou "o último feijão no frasco é orfão", mas depois procurando um substantivo feminino não dispensa a concordância de género "foi a única borla, era borla orfã" (borla ou aventura orfão - não soa bem). Portanto, o dicionário no verbete "orfã" devia dizer Adjectivo feminino... O essencial para mim foi tirar dúvidas sobre a possibilidade de um "género neutro" ou que a possibilidade de "sem género" é muito restrita a palavras como pronomes e artigos, e.g "isto" ou "aquilo".
    – bad_coder
    Aug 8, 2022 at 23:17

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.