3

Por que a palavra "excessivamente" tem um "x", sendo que o "x" não muda nada na pronúncia?

2
  • 3
    Excessivamente vem de excessivo, que vem de excesso, que vem do latim excessu (o X tem som de KI) Aug 1, 2022 at 23:23
  • 1
    @ValdeirPsr, se quiseres adicionar seu comentário como resposta, eu aceito-o como respondido.
    – sidney
    Aug 9, 2022 at 12:25

1 Answer 1

3

sendo que o "x" não muda nada na pronúncia?

Para mim muda. 🤷
Consultando o forvo, noto que a pronúncia pt-PT é consideravelmente diferente da pt-BR ("eis-ce-so" vs "es-ce-so").

Portanto:

• No contexto português é necessário e afeta bastante a pronúncia.
  • No contexto brasileiro é uma questão histórica: da mesma maneira que escrevemos o h em "há" e "helicóptero" e "hospital".

Há-de vir um acordo ortográfico mudar isso. :)

Em português europeu, leio excesso como "eis-ce-so".

E sem x, ecesso, ficaria ê-ce-so ou quando muito e-ce-so/i-ce-so.
Perderia o som "-ch" que o x imprime ao ex, ficando "eis".

3
  • Eu acho que a resposta é um bocado mais complicada. O radical é erudito do latim e provavelmente a palavra estremar veio importada juntamente do latim com uma declinação que altera a consoante. (Há um termo técnico para isto mas agora perdi a referência.) Pensei em tentar responder a pergunta verificando a pista do latim mas não tenho conhecimentos para isso.
    – bad_coder
    Aug 9, 2022 at 2:10
  • Deus me livre de mais um acordo ortográfico.
    – sidney
    Aug 9, 2022 at 12:30
  • Haver e hospital vem do latim, e o H tem som de R na pronúncia latina (talvez não na pronúncia à portuguesa, mas no exemplo do forvo de um francês, sim) dessas palavras. Mas em português, creio que o H é mudo, no forvo tem a pronúncia portuguesa e brasileira e ele é mudo em ambas. Então, creio que a letra está lá mais pela sua origem latina mesmo.
    – sidney
    Aug 9, 2022 at 12:33

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.