5

Estou lendo um livro e achei a frase:

Cada empresa tem o valor que merece ser negociado.

Eu escreveria:

Cada empresa tem o valor que merece ser negociada.

em concordância com "cada empresa".

Fiz uma pesquisa rápida no Google, e não achei nada. Apesar de adorar português, sempre erro algo, aqui, ali!

Estaria o livro correto?

==

Completo enter image description here

Fonte: https://www.amazon.com.br/Valuation-Precificar-A%C3%A7%C3%B5es-Alexandre-P%C3%B3voa/dp/8535253750

0

2 Answers 2

6

A frase está gramaticalmente correta. Se faz sentido no contexto, é que eu não posso dizer, porque não tenho o contexto. Uma maneira intuitiva de desmontar a frase é assim:

Cada empresa tem o valor.
Qual valor?
O valor que merece ser negociado.

O constituinte que merece ser negociado é uma oração subordinada adjetiva restritiva que modifica o nome valor, e o valor que merece ser negociado é o complemento direto de tem.

A alternativa que tu propões ― “cada empresa tem o valor que merece ser negociada” ― é que é muito estranha; por duas razões. Nesse caso, a empresa é que merece ser negociada, mas a ordem dos termos é estranhíssima, porque a oração subordinada (a negrito) fica separada do nome que modifica; o normal seria:

Cada empresa que merece ser negociada tem o valor

Depois, a empresa tem o valor? Qual valor? Na frase original, nós sabemos que é o valor que merece ser negociado.

Há casos em que a tua questão realmente se põe. Por exemplo, as duas frases seguintes estão corretas:

(a) Comprei um banco de madeira muito rara.
(b) Comprei um banco de madeira muito raro.

Em (a), a madeira é que é rara (à parte disso, o banco pode nem ter interesse; podemos querer desmontá-lo e aproveitar a madeira para outra coisa); em (b) o banco, que até pode ser de madeira barata, é que é raro. Repara que, ao contrário da tua alternativa, muito raro/a fica em qualquer dos casos junto ao nome que modifica, só madeira em (a), banco de madeira em (b).

5
  • obrigado pela resposta, estou processando, ainda sem entender muito! Era bom de português no ensino médio 😂😂 Jun 17, 2022 at 7:35
  • 1
    @Jorge, se incluíres na pergunta o contexto da frase, talvez eu possa dar mais alguma ajuda. Eu imagino que pelo contexto, tu entendes que a empresa é que merece ser negociada (a formulação normal para isso seria "a empresa que merece ser negociada tem..."), mas eu só posso dar opinião sobre isso se tiver o contexto.
    – Jacinto
    Jun 17, 2022 at 9:39
  • Tangente: na construção de instrumentos musicais, há algumas madeiras muito boas que normalmente não se podem utilizar, porque as árvores respectivas são raras e estão protegidas (e muito bem). Então, pode-se aproveitar madeira de coisas antigas (móveis, etc) para fazer instrumentos dessa madeira. :)
    – ANeves
    Jun 17, 2022 at 11:17
  • @ANeves, era mesmo nisso que estava a pensar ;)
    – Jacinto
    Jun 17, 2022 at 11:31
  • Coloquei mais informação, como pedido Jun 17, 2022 at 12:21
1

A questão aqui é "o que' está sendo negociado(a). Pela frase que postou, o sujeito aqui é o "valor" e não a "empresa", por isso a escrita está no masculino. Mas eu escreveria de outra forma: "cada empresa tem UM valor que merece ser negociado".

1
  • Faz sentido! mas acho que a frase poderia ter sido melhor escrita. Eu colocaria a empresa como negociada. Parece-me uma questão que via no ensino médio: depende do que quer dizer. Jun 21, 2022 at 21:18

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.