6

Meu pai me disse que meu avô costumava falar o seguinte provérbio:

Quem faz filhos em mulher alheia, perde-lhe o tempo e o feitio.

Alguém poderia me ajudar a entender o significado dele?

4
  • 3
    Pedro, bem-vindo ao site. Podes indicar onde é que encontraste esse provérbio?
    – Jacinto
    May 16 at 7:04
  • Meu pai me disse que meu avô costumava falar esse provérbio. Pedro.
    – Koba
    May 16 at 12:43
  • @Koba, tu és o Pedro desta pergunta? Eu até já tinha editado a tua pergunta incluindo a informação adicional no teu comentário (é bom a própria pergunta indicar donde é que conheces o provérbio), mas depois reparei que o comentário é do Koba e fiz "roll back", porque não tenho a certeza absoluta se és a mesma pessoa. Outra coisa, para eu ser notificado de comentários que me dirijas, inclui "@jacinto" (como eu fiz para ti; para o Pedro não foi necessário, porque o autor do post é sempre notificado).
    – Jacinto
    May 16 at 20:18
  • Olá @jacinto. Sou o Pedro, eu, normalmente, utilizo esse site na board de química. Eu não tinha conseguido utilizar o meu perfil normal (@koba) aqui e acabei criando o outro. Entretanto, percebi que eu estava acessando o site de modo incorreto e por isso o acesso me estava sendo negado. Agora eu consegui utilizar meu perfil aqui. Obrigado pela resposta, um abraço.
    – Koba
    May 17 at 7:29

1 Answer 1

9

O significado não é nada o que eu estava à espera. Significa que quem faz melhoramentos em algo que não lhe pertence, não tira proveito deles. Por exemplo, pintas uma casa alugada e renovas o soalho, depois se tens de ir embora, o dono da casa é que beneficia do trabalho e despesa que tiveste. A frase aparece no dicionário de Domingos Vieira de 1871:

Alheio […] Fazer filhos em mulher alheia, fazer bemfeitorias em propriedade de outrem.

A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira de 1936 diz:

Fazer filhos em mulher alheia: trabalhar sem tirar proveito, que fica para outro.

O exemplo mais antigo que encontrei é de 1858, em que um indivíduo alega ser o legítimo proprietário de terras em que outro fez obras (grafia original e negrito meu em todas as citações):

[…] e nem a esperteza de se haver contra o direito levantado nas mesmas terras um engenho de esteios, e feito outras obras, o que foi em tempo devidamente embargado, pois que he bem sabido que quem faz filhos em mulher alheia perde-lhe o feitio, prejudica ditos titulos, e o reconhecimento judicial de pertencerem as referidas terras ao engenho Pintos […]
Diário de Pernambuco, 5 de abril de 1858

Tal como neste caso, a maior parte dos exemplos mais antigos que encontrei são a propósito de obras em terras ou casas de outros:

bem se lhe roía a alma por ter posto o corpinho durante tanto tempo a esmoitar aquele matagal e agora, depois da terra escolhida―que nem uma pedra lhe deixou no meio―acabou-se. Isto de fazer filhos em mulher alheia, perde-se-lhe o tempo e o feitio. Merda.
Luís de Carvalho e Oliveira, Santofâmia, 1962

Frequentemente, encontra-se simplesmente fazer filhos em mulher alheia:

[…] o rendeiro deseja prazos prolongados que lhe permitam reter a segunda renda diferencial obtida com a inversão de novos capitais: o proprietário deseja beneficiar-se dos melhoramentos que o rendeiro faz; êste evita fazê-lo por não estar disposto a “fazer filhos em mulher alheia”.
Álvaro Cunhal, A questão agrária em Portugal, 1968

― É verdade, ó Duartinho: os meu sinceros parabens: ¡mandaste abrir uma sacada na casa onde moras, e pôr um belo portão de ferro!... Não te devia ficar nada barato.
― ¡Tu estás a troçar-me, com toda a certeza! Era o que me faltava: fazer filhos em mulher alheia! ... Isso tudo, foi mandado fazer pelo meu senhorio , meu velho.
José da Fonseca Lebre, Locuções e modos de dizer na Província da Beira Alta, 1924 mais segundo excerto para completar

2
  • 1
    Muito interessante. Não conhecia.
    – Centaurus
    May 18 at 20:01
  • @Centaurus, já somos dois... :)
    – Jacinto
    May 18 at 21:21

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.