2

"há quanto tempo" e "a quanto tempo"? É possível utilizar as duas situações para referir a orações passadas?

2
  • Me desculpa mas as formas variantes ortográficas se dizem da mesma maneira. "há" e "a" se falam da mesma maneira. Há quanto tempo = Faz quanto tempo, forma interrogativa. O "a" se refere ao futuro: normaculta.com.br/ha-ou-a-na-expressao-de-tempo
    – Lambie
    May 10 at 14:20
  • CIMend, ouviste "a quanto tempo" referindo um momento passado? Podes dar um exemplo? Eu nunca ouvi. Ou queres dizer "à quanto tempo"? (Que está errado, mas na fala à não se distingue de .)
    – Jacinto
    May 12 at 20:05

1 Answer 1

3

resposta curta: não.

resposta longa: "a" serve para tempo futuro e "há" serve para tempo passado.

expressões em que usa-se o artigo "a":

Daqui a quanto tempo sairemos?

Daqui a duas semanas eles partirão para a Europa.

Estamos a dois dias das eleições.

expressões em que usa-se o verbo haver conjugado na terceira pessoa do singular:

Há quanto tempo você está aí?

Há duas semanas eles partiram para a Europa.

As eleições foram há dois dias.

Há um truque que me foi ensinado por minha saudosa professora de português, no que no Brasil chama-se de ensino fundamental, que me ajudou muito a fixar essa ideia, sempre que você estiver na duvida se deve usar "a" ou "há" tente substituir pelos verbos "ter" ou "fazer", se a frase ainda fizer sentido então o correto é o uso do "há", caso não faça sentido o correto é o uso do "a".

Usando como exemplo frases que já usei acima:

Estamos a dois dias das eleições.

trocando por fazer: -estamos faz dois dias das eleições

trocando por ter: -estamos tem dois dias das eleições

nenhuma dessas frases têm sentido pois a eleição está no futuro, porém os verbos "ter" e "fazer" dão à frase sentido de algo que está no passado logo a frase fica mal formulada e confusa.

Há quanto tempo você está aí?

trocando por fazer: -faz quanto tempo que você está aí?

trocando por ter: -tem quanto tempo que você está aí?

ainda que tivéramos que adicionar a conjunção "que" para unir as duas orações, você pode notar que ambas as frases estão coesas, portanto neste caso deve-se usar "há"

2
  • 1
    Interessante, eu nem tinha interpretado o "a quanto tempo" como o "daqui a X tempo". Há até já esta pergunta sobre esse assunto. >>
    – Jacinto
    May 12 at 20:16
  • 1
    Pergunto-me se o autor da pergunta não quiz dizer "à quanto tempo": "há" e "à" são homófonos", e há muita gente que escreve erradamente "à muito tempo" em vez de "há..."; na verdade também muitos escrevem "cheguei a 5 minutos", mas isso é duplo erro: 1º - "à" em vez de "há"; 2º - "a" em vez de "à", que muitos não põem acentos (em Portugal "a" e "há/à" não são homófonos); também há uma pergunta sobre isso.
    – Jacinto
    May 12 at 20:16

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.