9

No Brasil, é comum é omitir o verbo ser em perguntas no formato qual é o/a.... Por exemplo:

Qual é o seu nome?

ou

Qual o seu nome?

As duas variações são corretas segundo a gramática normativa? Existe alguma diferença de sentido, mesmo que sutil entre elas? O que leva ao uso de uma ou outra?

3
  • É comum em Portugal também. "Qual a razão deste atraso?" – Jacinto Aug 20 '15 at 11:09
  • 1
    Penso que a segunda é coloquial e formalmente estaria incorreta pois está a formar uma pergunta sem usar nenhum verbo. – Caffé Aug 21 '15 at 18:42
  • nem toda frase precisa de um verbo, frase com verbos são orações. – André Lyra Jun 1 '16 at 18:37
4

As duas variações são corretas segundo a gramática normativa?

Sim. "Qual", neste contexto (tempo presente), é um pronome interrogativo que transmite a ideia de seleção. Portanto, o verbo "ser" pode ser omitido sem prejuízo semântico na frase.

Há poucas fontes mesmo, mas a mais objetiva que encontrei é este áudio do Professor Pasquale explicando a omissão no colóquio da língua.

Existe alguma diferença de sentido, mesmo que sutil entre elas? O que leva ao uso de uma ou outra?

No presente do indicativo, não. Em outros tempos verbais, sim.

Qual foi sua profissão?

Qual será a cidade que escolherá para viver?

3
  • Nesse link diz que o verbo pode ser omitido? Não vi isso. Não sei não, ainda estou em dúvida... – bfavaretto Aug 26 '15 at 0:37
  • Acho que li errado o link. Coloquei mais um. – Leonel Sanches da Silva Aug 26 '15 at 1:55
  • É, o Pasquale deve ter razão: é da língua, é usado em todos os registros. Então é aceito pela norma culta. Mas às vezes a gente pode achar estranho, como eu e o Ualisson achamos. – bfavaretto Aug 26 '15 at 2:01

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.