3

Quero saber qual o verbo mais comprido da língua portuguesa.

Vi que as desinências com mais caracteres são a primeira pessoa do plural do futuro do pretérito do indicativo e do pretérito imperfeito do subjuntivo; se à desinência somarmos a vogal temática são sete caracteres.

Fazendo a pergunta de outra maneira: Qual o radical verbal mais comprido da língua portuguesa?

Modo-Tempo Vogal Temática + Desinência Comprimento
Futuro do Pretérito do Indicativo (ou Condicional) aríamos 7
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo ássemos 7

Relacionado: Qual é a maior palavra no Português que não tenha nenhuma letra repetida?

6
  • 3
    Talvez seja desinstitucionalizar, que, inclusive, é realmente usada, diferente de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. Ou, conjugado: desinstitucionalizássemos e desinstitucionalizaríamos.
    – Schilive
    Mar 23, 2022 at 20:08
  • @Schilive como encontras-te essas palavras?
    – bad_coder
    Mar 23, 2022 at 20:09
  • 1
    bad_coder, vim nesta lista e vi desinstitucionalizador e pensei que daria um verbo, fui no Houaiss, e voilà. Bom mesmo seria pegar uma ou algumas listas de palavras da língua portuguesa e filtrar as que terminam em -ar, -er, -ir, e -or. Fá-lo-ei!
    – Schilive
    Mar 23, 2022 at 20:13
  • Se desinstitucionalizar conta, concerteza que podemos exagerar mais ainda. Pseudodesinstitucionalizar? Antidesinstitucionalizar?
    – ANeves
    Mar 24, 2022 at 13:59
  • @ANeves Acho que os dois exemplos que dás não formam verbos porque esses prefixos não derivam bases deverbais.
    – bad_coder
    Mar 24, 2022 at 15:14

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Browse other questions tagged or ask your own question.