7

Estava a ler este artigo da National Geographic que diz

Olá – «wa Allah”, Deus

Realmente é parecido foneticamente mas não sei se o artigo está correto...

2
  • 1
    Não entendi essa. Falam “de origem persa”, mas falam de origem árabe, sendo que o persa é uma língua indo-européia e o árabe não. Será que olá já foi contração de oxalá? De qualquer modo, o site estaria errado...
    – Schilive
    Commented Mar 10, 2022 at 16:17
  • 2
    @Schilive, semanticamente parece-me uma granda salto de oxalá para olá. O artigo parece-me altamente especulativo. E sem fontes nenhumas... Também diz que o ditado "mais vale uma pássaro na mão que dois a voar" é de origem árabe, o que me parece muito duvidos pelo que eu vi do assunto
    – Jacinto
    Commented Mar 10, 2022 at 17:48

1 Answer 1

7

A National Geographic não diz, e eu não faço ideia, onde é que eles foram buscar essa ideia. Segundo o dicionário Houaiss (Lisboa, 2002) não se sabe ao certo; diz apenas que é provavelmente de formação expressiva (desenvolvo algumas abreviações):

olá interjeição (1572 cf. IAVL) usado como saudação ou como chamamento; expressa também espanto ꙩ ETIMOLOGIA provavelmente vocábulo expressivo; formas históricas 1572 oula, 1836 olá

O dicionário da Real Academia Española diz também a respeito de hola (mesmo que olá em português), que é “voz expressiva”, e relaciona com o inglês hello e o alemão hallo.

Mas o dicionário do Solano Constâncio de 1836 diz que olá vem de ó + :

ÓLÁ! interj. (ó ou oh, e ) de chamar pessoa que está em alguma distância mas que pode ouvir a nossa voz.

Note-se que segundo ele, olá não era saudação, apenas interjeição de chamamento. Isto corresponde basicamente ao francês holà, que segundo o Larousse “se usa para chamar, atrair a atenção” e vem precisamente de ho + . O TLFi indica a mesma origem, e segundo eles ho e correspondem basicamente aos nossos ó e .

Portanto se o Solano Constâncio estiver certo, olá terá começado como ó lá!, que seria um pouco como o chamamento ó tu aí, que se usa por vezes hoje em dia em Portugal.

1
  • 3
    Talvez "ó de lá" e não apenas "ó lá". Ana C. Commented Dec 7, 2022 at 18:57

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.