5

A definição de catedral diz que "sé" é um dos seus sinônimos: https://www.dicio.com.br/catedral/

• Igreja principal de um bispado ou arcebispado, onde a autoridade eclesiástica tem sede; sé; matriz.

Ainda assim é correto dizer "catedral da sé"? Ou sé aqui deveria estar com inicial maiúscula (Sé) referindo-se a um nome de lugar? Aliás todas iniciais maiúsculas é forma normal observada quando se referem à catedral no centro de São Paulo: Catedral da Sé.

Uma pesquisa por "catedral da sé" (digitar isso entre aspas no Google) retorna inúmeros resultados, mas seguem alguns exemplos:

4
  • Jurisdição episcopal. "sé", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, dicionario.priberam.org/s%C3%A9 [consultado em 02-03-2022].
    – Lambie
    Mar 2, 2022 at 15:56
  • 2
    Diz-se cartedral da sé para os teus lados? Eu nunca ouvi. Mas por aqui ouve-se sé catedral, que dá um bocado no mesmo...
    – Jacinto
    Mar 2, 2022 at 16:29
  • @Jacinto: adicionei referências
    – Luciano
    Mar 2, 2022 at 22:22
  • "Sé" (o bairro onde fica localizado a catedral, marco zero da cidade de São Paulo). Quem mora em São Paulo refere ao local desta forma, assim como a Praça da Sé, Estação do Metrô Sé. pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9_(distrito_de_S%C3%A3o_Paulo)
    – sumitani
    Mar 4, 2022 at 2:32

2 Answers 2

1

(...) é correto dizer "catedral da sé"?

Ou sé aqui deveria estar com inicial maiúscula (Sé) referindo-se a um nome de lugar?

A palavra pode escrever-se com minúscula ou maiúscula dependendo se referir-se a:

1. Um toponímio

E.g. A antiga freguesia da Sé de Lisboa, hoje mudou o nome da freguesia mas essa zona central da cidade continua a chamar-se "a Sé".

Ver também

Formulário Ortográfico de 1943

XVI - EMPREGO DAS INICIAIS MAIÚSCULAS - 49

2º Nos substantivos próprios de qualquer espécie ... (topônimos)

2. Um organismo pontífico

Código do direito canónico

Cân. 361 — Com o nome de Sé Apostólica ou Santa Sé designam-se neste Código não só o Romano Pontífice, mas ainda, a não ser que por natureza das coisas ou do contexto outra coisa se deduza, a Secretaria de Estado, o Conselho para os negócios públicos da Igreja, e os demais Organismos da Cúria Romana

5º - Nos nomes que designam altos conceitos religiosos

3. O assento episcopal de uma diocese

Código do direito canónico

Cân. 409 — § 1. Vagando a sé episcopal, o Bispo coadjutor torna-se imediatamente Bispo da diocese para a qual fora constituído

4. Por fim dizer Sé Catedral (ou Catedral da Sé) refere-se a um edifício e é o nome composto abreviado de catedral da sé da diocese (ou do arciprestado).

8º - Nos nomes de (...) edifícios e estabe­lecimentos públicos ou particulares:

1

A expressão "Catedral da Sé/sé", pelo menos aos ouvidos de alguns, é historicamente um pouco circular, mas faz sentido. Citando da Wikipedia:

• De fato, "sé" (que vem de "sede", latim sedes) originalmente é a catedral:

refere-se a uma catedral, lugar onde um bispo tem sua cátedra, o lugar a partir de onde o bispo exerce sua jurisdição

• Contudo:

Por extensão acaba referindo-se também ao território onde um bispo [...] exerce seu governo eclesiástico

Ou seja, por vezes acontece de a região ou bairro contendo a catedral passar a ser conhecido ou mesmo denominado oficialmente como "Sé" — e, assim, ao menos informalmente, muitos se referem à "catedral da Sé" com o significado de "catedral que fica na Sé", ao menos em pt-BR.

Dois exemplos importantes de topônimos derivados são a Sé (bairro de São Paulo) e a Sé (antiga freguesia de Lisboa), que abrigam, respectivamente, a Catedral da Sé e a Sé de Lisboa, mas várias outras cidades têm suas Sés.

6
  • Tens a certeza que "catedral da sé" é "catedral da região/bairro da sé"? O Fernão Lopes no século XV usava aparentemente como equivalentes "igreja catedral", "igreja catedral da sé", "sé" e "sé catedral". Arriscas-te a estar a propor uma explicação para um termo pelos menos 600 anos depois de ele ter entrado em uso.
    – Jacinto
    Mar 3, 2022 at 10:13
  • @Jacinto Só tenho certeza de que é assim que eu pessoalmente (e os lusófonos próximos que consultei) sempre entendi. Em pt-BR jamais ouvi "sé catedral" ou "igreja catedral". Editei a resposta para deixar claro que as pessoas podem usar o termo com esse significado, não que esse seja o significado oficial ou histórico.
    – stafusa
    Mar 3, 2022 at 10:22
  • Acho engraçado que quem usa/entende com esse significado, essencialmente está dizendo "a igreja do bairro da igreja" quando diz "catedral da Sé". :-)
    – stafusa
    Mar 3, 2022 at 10:25
  • Era isso que eu ia dizer. Ou melhor, "catedral do bairro da catedral" (nem todas as igrejas são sés; só as catedrais) ou ainda "sé do bairro da sé". Catedral originalmente era só adjetivo, não podias dizer só "catedral" ou "catedral da sé".
    – Jacinto
    Mar 3, 2022 at 10:29
  • Estou a pensar, que na tua interpretação "catedral da sé" é uma designação local -- a catedral deste bairro que se chama sé -- como "sé nova de Coimbra" por exemplo, com a diferença de haver vária catedrais com esse nome; como em Portugal encontras um "café da vila" em muitas vilas. Mas eu encontrei na net brasileiros a chamar "catedral da sé" à sé do Porto e à de Lisboa, que não são conhecidas localmente por "catedral da sé". Parece-me portanto que para alguns brasileiros "catedral da sé" é uma designação genérica para "catedral"?
    – Jacinto
    Mar 8, 2022 at 18:54

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.