"Já te livraste dessa" ou "Já livrastes-te dessa" qual a forma correta?
-
1CiMend, dizes livrastete, com o verbo livraster*(?), ou *livraste-te? Se disseres livraste-te, então, o correto é «já te livraste dessa»., pois, já é advérbio.– SchiliveCommented Jan 18, 2022 at 20:32
-
1No Brasil, se coloca antes; em Portugal, depois. Não entendo porque você não coloca o International Keyboard no seu computador.– LambieCommented Jan 19, 2022 at 18:48
-
1"livrastes" é segunda pessoal do plural. tome apenas cuidado com isso– Fabricio GCommented Jan 20, 2022 at 19:35
-
1CIMent, em PT-PT para mim, só a primeira "Já te livraste dessa" estaria correcta.– JJoaoCommented Jan 22, 2022 at 22:00
-
1@ClMend, fundamentar em língua natural é algo escorregadio... Vou tentar descrever...– JJoaoCommented Jan 29, 2022 at 13:09
1 Answer
Em ptpt, para mim, só "Já te livraste dessa" estaria correcta, mas é muito frequente no calor da conversa ignorar as regras gramaticais.
Normalmente a língua mãe aprende-se de ouvido, daí a pouca preocupação em enunciar as regras --> o ideal é consultar uma gramática, ou algo como google(conjugação pronominal).
Resumidamente algumas anarco-regras ptpt (inventadas à pressa) para conjugação verbal com pronome (complemento indirecto pronominal):
- em orações subordinadas -> proclise
- "ele disse que te despachasses"
- em orações com negativas -> proclise
- "nunca te levantas cedo"; não te levantes tarde!
- após (alguns) advérbios -> proclise (sem vírgulas)
- "(já|ainda|...) te safaste dessa"
- em orações principais e nas suas orações coordenadas (e, mas, ...)-> Ênclise
- "Safei-me desta";
- "levanta-te da cama e penteia-te"
- imperativo (não negado) -> ênclise
- "levanta-te da cama!"
- ... PF: ajudem-me a completar as regras 😎
-
3