2

Qual é a origem da expressão "matar bodiões" relacionada com dormir?

Ouço muito esta expressão na Madeira.

5
  • 1
    [Qual é a origem etc. ouço, ouvir.] Isso tudo se procura, né? Madeira.
    – Lambie
    Jan 10, 2022 at 19:58
  • 3
    PRIBERAM: pescar bodiões • [Portugal: Madeira, Informal] Dormitar ou cabecear de sono (ex.: está em frente à televisão a pescar bodiões). "bodião", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, dicionario.priberam.org/bodi%C3%A3o [consultado em 10-01-2022]. Por favor, procura no Priberam primeiro antes de postar.
    – Lambie
    Jan 10, 2022 at 20:05
  • 1
    Podes colocar o International Keyboard no computador.
    – Lambie
    Jan 10, 2022 at 20:08
  • 1
    Será que ficam muito tempo à espera da prsca que dá tempo de dormir ?
    – ClMend
    Jan 11, 2022 at 11:02
  • Não entendo o comentário.
    – Lambie
    Jan 11, 2022 at 17:57

1 Answer 1

3

A expressão é um regionalismo portanto a origem por definição é um grupo de pessoas numa região geográfica delimitada terem começado a usar a expressão, da wikipedia:

Regionalismo é o conjunto das particularidades linguísticas de uma determinada região geográfica, decorrentes da cultura lá existente.

Parabéns ao autor da pergunta porque de momento "matar bodiões" tem um único resultado no Google; é esta pergunta! A forma mais comum parece ser "pescar bodiões" que tem 11 resultados no Google e um video do Salvador Sobral no Facebook a anunciar um espetáculo na Madeira.

De resto no Google books vem indexada um ocorrência da expressão no livro "Apontamentos sobre o quotidiano madeirense, 1750-1900" de António Ribeiro Marques da Silva. Caminho, 1994. Talvez tenha um referência com data do uso da expressão, sem consultar publicações em papel e só usando a internet é difícil dizer mais.

10
  • 2
    @ClMend acho que sim, normalmente no continente associamos a pesca à cana com dormir a sesta enquanto se vai esperando que "o peixe pique o anzol". Portanto a imagem do pescador lúdico (não os profissionais nem os mergulhadores) a adormecer enquanto pesca é uma imagem comum. Se quiseres que eu inclua este comentário na resposta avisa, é tão intuitivo que nem pensei acrescentar...
    – bad_coder
    Jan 12, 2022 at 12:48
  • 1
    Priberam mostra a expressão. Muito melhor do que google.
    – Lambie
    Jan 12, 2022 at 20:39
  • 1
    @bad_coder, "no continente associamos a pesca à cana com dormir a sesta"?!... Fala por ti!
    – Jacinto
    Jan 12, 2022 at 22:52
  • 2
    @Jacinto então pois claro, pesca à cana subentende pesca de água doce. Se fores pescar à cana na paraia acrescentas explicitamente que é "no mar" para saberem que tens de estar sempre a atirar a cana - é uma trabalheira pescar no mar.
    – bad_coder
    Jan 12, 2022 at 22:56
  • 2
    @ClMend, eu não sei nada da pesca ao bodião, mas o que me parece mais provável é que o cabeceamento de quem está a cair de sono, com a cabeça a cair e a levantar logo de seguida, se assemelhe ao movimento que se dá ao anzol. Na pesca à linha de certas espécies faz-se isso, para atrair o peixe.
    – Jacinto
    Jan 12, 2022 at 23:11

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.