3

Em A menina sem estrela escreve Nelson Rodrigues :

Nasci a 23 de agosto de 1912, no Recife, Pernambuco.

É correto escrever "nasci a 23"? Ou o correto seria nasci aos 23 [dias] de agosto?

10
  • 2
    Olha, eu falo "nasci em 24 de fevereiro" ou "nasci no dia 24 de fevereiro"... Nov 23, 2021 at 21:06
  • Ovide, por que dia em «nasci aos 23 dias de agosto» está no plural? Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira que isso me acontece.
    – Schilive
    Nov 23, 2021 at 21:33
  • @Schillive Busco precisamente a forma gramaticalmente correta de constuir a formulação "nasci a/aos/em", que desconheço. Parece-me que teriam decorrido 23 dias depois do primeiro dia de agosto, por isso o hipotético plural em "aos 23 [dias] de agosto". Mas, não sei se é correto.
    – ovide
    Nov 23, 2021 at 21:36
  • @ovide, correto, correto, «nasci a 23 de agosto» deve ser correto, já que a é a preposição mais genérica que tem e usa-se à segunda-feira. A frase «nasci aos 23 dias de agosto» não me semelha ter sentido — quanto ao que te referes —, também porque 23 em dia 23 é um jeito de falar vigésimo terceiro dia de agosto (inglês: twenty second of Agust). Já «nasci a 20 dias de agosto», me parece dizer «nasci no dia 25 de agosto», mas é ambigüíssimo. Por sinal, demorei para responder porque escreveste Schillive, com dois ll — escrevo errado sempre.
    – Schilive
    Nov 24, 2021 at 0:25
  • 3
    @Schilive Obrigado pela sua opinião. Uma rápida busca no Google, no entanto, permite encontrar inúmeras ocorrências com "nasci aos". Por exemplo, "nasci aos 9 de agosto de 1896 em Neuchâtel, na Suíça" ; "Nasci aos 11/07/1971 em Serra Talhada", etc. Não é uma formulação completamente inaudita. Não sei se é incorreta do ponto de vista gramatical.
    – ovide
    Nov 24, 2021 at 0:52

1 Answer 1

3

Gramáticas e dicionários não me dizem se é melhor desta ou daquela maneira. Na literatura as formas nascer a, nascer em e nascer no dia são de longe as mais comuns; nascer aos também se encontra, mas menos, especialmente na forma aos X dias. Todas as formas se encontram do século XIX ao presente. Seguem-se alguns exemplos de entre as catrefadas que encontras no Google Books (negrito meu e grafia original em todas as citações).

Nascer a

O Vice-Presidente de Pena foi Nilo Procópio Peçanha, um campista nascido a 2 de outubro de 1867 e falecido a 31 de março de 1924.
Edson Monteiro, Trajetória Histórico-Social da Engenharia Brasileira, 2019

Lindolf Bell — Nasceu a 2 de novembro de 1938 , em Timbé, Santa Cararina
União Brasileira de Escritores, 1982

Camilo Miguel de Lima e Silva, nasceu a 2-11-1815.
Revista Genealógica Brasileira, 1944

O Sr. D. Pedro II, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brazil, nasceu a 2 de Dezembro de 1825 e sucedeu no throno a seu pae a 7 de Abril de 1831.
O Imperio do Brazil na Exposição Universal de 1873

Nascer em

Nasceu em 2 de novembro de 1904, em Bragança Paulista (SP)
Schuma Schumaher e Érico Vital Brasil, Dicionário Mulheres do Brasil, 2000

Nasceu em 2 de maio de 1974 na cidade de São Paulo
Placar Magazine, 1997

Nasceu em 2 de abril de 1918, em S. Paulo
Anuário Genealógico Brasileiro, 1947

Nasceu em 2 de Agosto de 1824. Casou em o 1.º de Maio de 1843
Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial, Rio de Janeiro, 1852

Nascer no dia

Dener Augusto de Souza nasceu no dia 2 de abril de 1971 na Zona Norte de São Paulo.
Placar Magazine, 2005

João Bosco Vidigal Santana. Nasceu no dia 2 de fevereiro de 1954. Universitário de Medicina na UFJF.
Pedro Maciel Vidigal, Os Antepassados, 1980

Filha do Imperador D. Pedro I e da Imperatriz D. Leopoldina, nasceu no dia 2 de agôsto de 1824, no então Palácio Imperial, onde hoje está situado o Museu Nacional
Revista Militar Brasileira, 1947

Ha duas coincidencias notaveis em dous factos da existencia do dr. Sigaud : nasceu no dia 2 de Dezembro , no dia em que deveria nascer aquelle Principe de quem mais tarde viria a servir como subdito , e formou-se no dia 7 de Setembro, n’um dia anniversario da independencia de sua nova patria ;
Revista do Instituto Historico e Geographico do Brazil, 1856

Nascer aos (sem dias)

O padre José Francisco Rezende Dias nasceu aos 2 de abril de 1956 nem Brasópolis (MG).
Comunicado mensal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 2001

Nasceu aos 2 de agosto de 1918 em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso.
Revista brasileira de entomologia, 1983

Alberto André Delpino, que nasceu aos 10 de agôsto de 1868
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, 1948

D. Francisco Cardoso Ayres nasceu aos 18 de Dezembro de 1821, na freguesia de S. Frei Pedro Gonçalves desta cidade.
Revista do Instituto Archeologico e Geographico Pernambucano, 1868

Nascer aos (com dias)

Estes são mais raros, tive de estender mais a rede. Claramente mais frequentes no século XIX do que depois. Mesmo no século XIX eram menos frequentes do que as outras formas.

[…] carioca da gema, é natural desta cidade do Rio de Janeiro, que era então a capital do Império, e onde êle nasceu aos vinte dias do mês de abril do ano de 1845.
Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1958

[…] e tendo sido essa Convenção mutuamente ratificada, trocando-se as ratificações aos vinte e oito dias do mez de Agosto do corrente anno
Collecção de Leis do Imperio do Brazil, Rio de Janeiro, 1880

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.