3

O aparador é um móvel da sala de jantar no qual geralmente é guardada a louça. Não consigo no entanto associar o nome "aparador" à sua função já que este móvel aparentemente não é usado para aparar alguma coisa. Porquê a designação "aparador"?

6
  • Élio Pereira, as palavras têm muitos significados: aparar pode significar “Receber (o que outrem atira ou o que cai)” ou “Receber nas mãos (a criança ao nascer)”.
    – Schilive
    Nov 14, 2021 at 18:42
  • Não conhecia todos estes significados do verbo aparar. Vou assim eliminar a questão já que a resposta é na verdade óbvia. Nov 14, 2021 at 18:57
  • Élio, eu te recomendo esperar!
    – Schilive
    Nov 14, 2021 at 18:58
  • 3
    Eu também +1. Se achas óbvio podes tu mesmo responder. Eu não acho nada óbvio que um móvel se chamasse aparador só por ser usado para guardar louça, ou mesmo por se lhe poder pôr em cima travessas com comida durante as refeições. Então podíamos chamar aparador a montes de coisas. Descobrir a origem dum significado particular é complicado. Mas não perdes em esperar. Eu gostava de saber mais sobre o assunto. Mais que não seja quando é essa aceção aparece.
    – Jacinto
    Nov 14, 2021 at 19:44
  • @Jacinto tens razão. Vou manter então a questão. Nov 14, 2021 at 20:02

1 Answer 1

3

Essa aceção de aparador parece vir de aparato. Raphael Bluteau diz assim no Vocabulário Portuguez e Latino de 1712 (p. 417, grafia original):

APARADOR, Aparadôr. A meza, ou casa, em que estâ o apparato dos pratos, & vasos, de que usa a nobreza, Vid. Copa, que he mais portuguez.

O mesmo Vocabulário (p. 440) define:

APPARATO, Apparáto. Pompa. Magnificencia […] A magnificencia do Apparato, com que lhe apresentavaõ as iguarias. Lobo, Corte na Aldea, 131.

A citação de Corte na Aldeia (1619) sugere que aparato designava também o modo de servir uma refeição, que incluía as louças, o que está de acordo com uma das aceções dicionário Houaiss (Lisboa, 2002) — “disposição ou preparativo para qualquer festividade ou cerimónia faustosa”. Parece portanto que o móvel ganhou o nome de aparador por participar no aparato dos banquetes da nobreza, guardando o “aparato do pratos e vasos” (as louças finas eram uma forma de ostentar riqueza) e possivelmente servindo de mesa de apoio para os manjares e iguarias.

Isto mesmo sugere Francisco Sá de Miranda (1481 – 1558) no poema Malaca Conquistada (grafia atualizada, negrito meu; esta aceção é portano já bastante antiga):

Excedia da casa o ilustre ornato,
E dos aparadores a riqueza,
A fragância, do Céu quase retrato,
E do trato político a estranheza;
Era igual em magnífico aparato
No modo, no concerto, na grandeza
Ao grão banquete das histórias digno
Da bela egípcia ao vencedor latino

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.