17

No exemplo abaixo, é correto o uso de favor, sem o por na frente?

Favor solicitar a alteração.

Ao invés disso,

Por favor solicitar a alteração.

3 Answers 3

12

"favor" (faça o favor de) é seguido por verbo no infinitivo e soa mais como um aviso mas pode até mesmo parecer uma ordem, dependendo de contexto e intonação.

• Favor solicitar a alteração.
  • Favor não sujar o tapete.
  • Favor não cuspir no chão.
  • Favor apresentar seus documentos no balcão.

Por favor, soa mais como um pedido pessoal e também soa mais educado. Não é seguido por verbo no infinitivo, mas sim por imperativo (afirmativo ou negativo)

• Por favor, solicite a alteração
  • Por favor, não suje o tapete.
  • Por favor, avise a Maria que estou aqui.
  • Por favor, apresente seus documentos no balcão.
7

De acordo com o Prof. Dílson Catarino na Gramática Online:

Por favor é uma expressão de cortesia usada quando se quer pedir algo a alguém.

Neste caso o correto é por favor, deve-se utilizar a preposição por.

O verbo que vier imediatamente à sua frente deverá estar no modo imperativo, usado para ordem, pedido, conselho ou apelo.

O infinitivo pode ser usado no lugar do imperativo.

5

Para mim ambas parecem corretas. A segunda versão soa mais natural se o por favor vier no final:

Solicitar a alteração, por favor.

Eu também tenho a impressão (embora não tenha nada à mão para sustentar essa hipótese) de que o uso de favor (sem o por) envolve algum tipo de elipse:

[?] favor solicitar a alteração

O que estaria pressuposto seria o próprio por, ou talvez um é.

2
  • 2
    É favor solicitar... respeita a gramática convencional, e é comum em Portugal; por favor, solicitar... parecem-me fragmentos.
    – Jacinto
    Apr 14, 2016 at 18:00
  • Por outro lado, encontrei exemplos de por favor, + infinitivo, e a resposta do Denis diz que isso é possível. Já não digo nada! Parece os comandos nas forças armadas, apresentar arma, direita, volver!, sem o por favor.
    – Jacinto
    Apr 18, 2016 at 21:02

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.