4

Estou tendo problemas para analisar a função sintática de algumas frases envolvendo locuções verbais. Na frase:

Paulo deixou cair suas canetas.

"suas canetas" seria objeto direto?

0

1 Answer 1

4

Ao que parece há mais do que uma análise possível. Este artigo de 2007 no Ciberdúvidas apoia-se na Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra para analisar “em moldes tradicionais” um frase do mesmo tipo: “Deixai vir a mim as criancinhas”. Aplicando essa análise à tua frase, deixou cair é uma perífrase verbal, com deixar como verbo auxiliar, e suas canetas é sim senhor o objeto direto da perífrase verbal.

Mas uma edição posterior da mesma gramática, de 2014, que eu tenho à minha frente, faz uma análise diferente. De acordo com esta análise, no teu exemplo não temos uma perífrase verbal, mas sim duas orações: Paulo deixou é a oração subordinante, e cair suas canetas uma oração subordinada, objeto direto de deixou, e suas canetas é o sujeito de cair, sendo equivalentes a duas frase seguintes:

Paulo deixou cair suas canetas
Paulo deixou que caíssem suas canetas

Cito a Gramática (Lisboa, 2014, p. 384):

Se compararmos as duas frases:

Mandei que ele saísse.
Mandei-o sair.

verificamos que o objeto direto, exigido pela forma verbal mandei, é expresso:

a) na primeira, pela oração que ele saísse;
b) na segunda, pelo pronome seguido do infinitivo: o sair. E verificamos também que o pronome o está para o infinitivo sair como o pronome ele para a forma finita saísse, da qual é sujeito. Logo, na frase acima o pronome o desempenha a função de sujeito do verbo sair.

Construções semelhantes admitem os pronomes me, te, nos, vos (e o reflexivo se, que estudaremos à parte). Exemplos:

Deixe-me falar.
Mandam-te entrar
Fez-nos sentar.

Repara que o sujeito do infinitivo ser um pronome não tem nada de especial (ou melhor, tem a curiosidade de termos um pronome oblíquo a servir de sujeito, mas isso é outra história). Para o que nos interessa aqui não há diferença qualitativa entre deixe-me falar e deixe o Paulo falar ou deixe a caneta cair.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.