4

No Brasil, existe a expressão “Casa da mãe joana”, que se usa para chamar um lugar de desordenado, sem disciplina nem educação. Mas quem é essa tal mãe joana?

Isto é, qual a origem da expressão “casa da mãe joana”? Se nisto houver sentido, a expressão tem conexão com a expressão “casa da sogra”?

Eis algumas variações “casa de mãe joana” e “casa da joana”.

1
  • 2
    Em Portugal só ouvi da Joana (subentende-se casa). Usa-se especialmente em coisas do tipo, isto aqui não é a da Joana, ou pensas que isto aqui é a da Joana?
    – Jacinto
    Commented Oct 21, 2021 at 8:12

2 Answers 2

4

de acordo com a revista Super interessante

onde fica a casa da mãe joana

Na França. Eram os bordéis de Avignon no século 14. O termo surgiu quando Joana, rainha de Nápoles, se refugiou lá em 1346, após se envolver em uma conspiração para a morte do marido. Chegando lá, passou a mandar e desmandar a ponto de regulamentar os bordéis. Então, cada prostíbulo passou a ser chamado de “Paço da Mãe Joana”, expressão que chegou a Portugal e que, no Brasil, virou "casa".

Leia mais em: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/onde-fica-a-casa-da-mae-joana/

1
  • 3
    O artigo dá o Houaiss como fonte, mas o meu Houaiss (Lisboa, 2002) só dá a definição, não conta nada dessa história. A Wikipédia tem um artigo sobre isto. A ligação à Joana de Nápoles já foi comentada no sXIX, mas a referência mais antiga a paço da mãe Joana lá indicada é de 1841, acerca do primeiro bordel legal no Algarve, de 1516, e que "à época, era referido popularmente como «paço-da-mãe-joana»"; não sei se à época do autor, 1841, ou à época do bordel de 1516.
    – Jacinto
    Commented Oct 21, 2021 at 8:35
0

Complementando a resposta de Fabricio (e comentário de Jacinto), sim, "casa da mãe Joana" é dada como sinônimo de "casa da sogra" pelo Houaiss, e essa também é minha experiência com as expressões.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.