5

Estou traduzindo um texto em inglês onde o verbo "dung" está sendo usado de um jeito bastante peculiar. Estudando o Oxford English Dictionary, identifiquei uma acepção que parece de acordo:

b. transitive. Of a thing: to serve as fertilizing material for (land, a plant, etc.). Later often (literary and poetic) used hyperbolically of human remains with reference to the aftermath of war or battle. Now rare.

Entre os exemplos dessa acepção, estes são totalmente harmônicos com o que eu estou estudando:

"Their rotten carcasses dung the earth." "Their cadavers will dung the orange-trees"

Existe algum verbo em português que carrega essa conotação?

No texto que eu estou estudando, durante uma série de versos cujo contexto é "guerra", estou ocupado com o seguinte: "Dung it about with enginery of war".

7
  • 2
    Tens certeza que não é o passado de ding? Da tradução, adubar, estrumar ou fertilizar. Eu não sou tradutor, mas talvez: literal "suas carcaças apodrecidas adubam o solo", ou "suas carcaças jazem podres no chão", já que jazer tem uma idéia parecida.
    – Schilive
    Commented Sep 27, 2021 at 1:07
  • Sim, eu acho que é esta a metáfora: matou-se tanta gente que o campo foi "adubado" com os corpos. Eu nunca vi "adubar" usado em português nessa metáfora, porém. Às vezes alguma pessoa mais experiente pode trazer uma alternativa. Commented Sep 27, 2021 at 1:33
  • 1
    Pedro, também não, conquanto a única coisa parecida que já li seja a Demanda do Santo Graal, mas acho que o significado é bem óbvio. Um uso parecido é na música Morte do Raul Seixas: "Que meu corpo seja cremado e que minhas cinzas alimentem a erva/E que a erva alimente outro homem como eu".
    – Schilive
    Commented Sep 27, 2021 at 1:35
  • 3