2

No contexto da matemática, o símbolo ≤ é utilizado para indicar que a quantidade que vem antes dele não é maior do que a quantidade que vem depois.

Por exemplo:

• A afirmação 7≤10 é verdadeira.
  • A afirmação 2≤1 é falsa.
  • A afirmação x≤y significa que x não é maior do que y.

Listo a seguir as maneiras mais comuns de ler a última expressão:

• x é menor ou igual a y.
  • x é menor do que ou igual a y.
  • x é menor ou igual do que y.

Existem livros com exemplos de todas estas formas. Alguma destas formas está incorreta do ponto de vista da gramática? Ou todas são aceitáveis?

1

1 Answer 1

2

De acordo com Bechara, a primeira frase x é menor ou igual a y está correta consoante o autor, para alguns, a forma abreviada está correta; para outros, não segue o rigor da gramática, e se deveria escrever x é menor (do) que y ou igual a y ou variações, como x é menor que y ou igual [a y].

A segunda x é menor do que ou igual a y aparenta ser x é menor do que [y] ou igual a y.

A terceira x é menor ou igual do que y me soa muito mal e não vejo por que do que iria de menor do que para frente de igual, visto igual usar a preposição a. Então, diria que está errada.

7
  • Concordo com o Bechara, "menor ou igual a" é provavelmente a única forma que já vi sendo usada na prática.
    – stafusa
    Aug 17, 2021 at 7:22
  • Qual é a referência do Bechara?
    – Pedro
    Aug 18, 2021 at 13:25
  • @Pedro, por ser um livro eu não coloquei o link, mas o nome é Moderna Gramática Portuguesa.
    – Schilive
    Aug 18, 2021 at 18:16
  • @Schilive Perguntei porque não estou muito familiarizado com esses autores. Mas qual seria a seção do livro em que ele aborda o assunto?
    – Pedro
    Aug 19, 2021 at 1:08
  • @Pedro, não sei a página, mas é a parte 6, de regência, item 6, se item é a palavra correta.
    – Schilive
    Aug 19, 2021 at 1:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.