2

Algumas pessoas em Portugal tendem a dizer o numeral treze como "treuze"?

Qual é a origem desta pronúncia? Porque ela tornou-se popular?

4
  • 1
    Interessante que eu não encontrei, por mais que tenho uma pesquisa rápida, muito desse modo de falar, treuze, mesmo nos sites que "explicavam" o sotaque lisboeta.
    – Schilive
    Aug 7, 2021 at 17:42
  • 2
    Isso é regional. Como intérprete já ouvi muito isso e me parece que foram falantes dos Azores (São Miguel). Mas é possível que seja outro lugar. Me dei conta rapidamente que a pessoa estava dizendo treze. Existem também outras palavras nas quais o U foi transformado en EU mas já não me lembro.
    – Lambie
    Aug 7, 2021 at 17:52
  • 1
    Eu já ouvi "douze" no Porto.
    – Centaurus
    Aug 8, 2021 at 23:19
  • Particularmente achei genial a variação de pronuncia da palavra “treze” e “doze”. Muitas vezes é imperceptível a diferença de alguém que está dizendo “três anos” e “treze anos”. O “Treuze”, pelo menos, não gera essa dúvida. 😹 Aug 14, 2022 at 4:26

2 Answers 2

3

De acordo com CiberDúvidas, treuze é um regionalismo de Lisboa.

3
  • No Alentejo também se utiliza. Se surgiu em Lisboa, gostaria de conhecer mais sobre a origem. Caso conheça alguma fonte de estudo, pode indicá-la por favor?
    – felipe.zkn
    Aug 7, 2021 at 17:44
  • 1
    @felipe.zkn, este site diz que surgiu em Lisboa, mas não incluí por eu não conhecer bem a fonte. Para mim, brasileiro com sotaque originário caipira e bem ajuntado, falar treuze é mais fácil do que treze se eu estiver falando fraco, o que faria mais sentido no português de Portugal por ser mais átono. Imagino que venha disso.
    – Schilive
    Aug 7, 2021 at 17:50
  • 2
    Eu diria também que foram pessoas do campo que eu ouvi fazer essa mudança. Não Lisboetas. Talvez tenha a ver com nível de estudos. Eu não sei.
    – Lambie
    Aug 7, 2021 at 18:36
1

É impossível dizer ao certo por que razão se tornou popular, mas uma possibilidade é o facto de a pronúncia de treze ser muito próxima da de três quando a palavra seguinte começa com uma vogal. Geralmente é possível adicionar uma semivogal /j/ como em treze anos [tɾezjɐnuʃ], mas por exemplo treze e meio e três e meio pronunciam-se exactamente da mesma maneira.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.